O que acontece se eu não deixar o feijão de molho?

Perguntado por: ujesus . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 3 votos

O molho é importante porque o feijão tem fitatos na composição, substâncias antinutricionais que dificultam a absorção de nutrientes. Ao colocar o grão de molho, a enzima fitase libera nutrientes que ficam presos no fitato, aumentando a absorção de vitaminas e minerais presentes no alimento.

De acordo com a nutricionista Carol Maretto: “O remolho é importante para eliminar os fatores antinutricionais. Ou seja, diminuir os gases, facilitar o cozimento e a digestão pelo organismo e aproveitar cada nutriente que será absorvido.” O ideal é deixar o feijão e as demais leguminosas pelo menos 12 horas na água.

Facebook

  1. Deixe o feijão de molho a noite inteira, por um. período de pelo menos 12 horas. No dia seguinte, troque a água e só então cozinhe. Esse “tratamento” ...
  2. Antes de cozinhar o feijão, jogue bastante água. fervendo em cima. Cubra todo o feijão e espere uns 10. minutos. ...
  3. Experimente um tipo de feijão chamado Azuki ou.

​Por que o feijão causa gases? O feijão, assim como outras leguminosas como grão de bico, lentilha e outras, é flatulento uma vez que apresenta oligossacarídeos e fitatos na composição. Os oligossacarídeos são carboidratos que não são digeridos pelas enzimas do corpo, dando origem ao processo de fermentação.

Não é indicado deixar o feijão de molho por mais de 24 horas. Não há problemas em deixar por pouco mais de 12 horas, mas também não é necessário. Vale ressaltar que depois de muito tempo na água o grão também tende a ficar mais mole e a textura pode desagradar após o cozimento.

Remolho rápido para feijão
O processo de remolho rápido consiste em usar o calor para hidratar e amolecer os grãos, além de eliminar as toxinas presentes. Para isso, lave os feijões em água corrente, e coloque uma panela grande e adicione o dobro de água e leve ao fogo (sempre alto).

A espuma do feijão é formada durante o cozimento por conta de substâncias solúveis em água, como as proteínas e a saponina que mencionamos, que se misturam e formam bolhas de ar. De acordo com estudo publicado pela UFG, quando o feijão é cozido, esses compostos são diluídos formam essa espuma.

Cozinhar o feijão com louro, erva-doce, funcho ou cominho, ajuda a aliviar os gases porque essas ervas contêm eugenol, metil chavicol e anetol, compostos bioativos que melhoram a digestão e aliviam as cólicas abdominais.

Em todos esses casos, o processo deve ser feito, em média, entre 8 e 12 horas. “Deixar o feijão de molho ajuda a reduzir a produção dos gases.

Deixe o feijão de molho na água por duas horas. 2. Passe o feijão e a água para a panela de pressão. Leve ao fogo e deixe cozinhar por 40 minutos, contando a partir do momento em que a panela começar a chiar.

Feijões e lentilha
Eles são carboidratos de cadeia curta que são fermentados por bactérias intestinais no cólon. O subproduto deste processo são os gases. Em pessoas com doenças como síndrome do intestino irritável, por exemplo, a digestão causa inchaço, flatulência, cólicas e até diarreia3.

Pode causar flatulência
Isso se deve à presença de açúcares chamados oligossacarídeos, que podem causar problemas digestivos. No entanto, deixar o feijão de molho de um dia para o outro e cozinhá-lo integralmente pode reduzir os níveis de oligossacarídeos em até 75%, de acordo com estudo.