Como saber se o abacate está no ponto?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 17 de julho de 2023
3.9 / 5 16 votos

Segure-o no meio da mão e aperte gentilmente usando toda a palma (evite usar só os dedos para não furar a fruta). Se o abacate estiver maduro, estará levemente macio. Se já tiver passado do ponto, estará muito macio (mas, lembre-se, a grossura da pele do abacate pode variar de acordo com o seu tipo).

A chef Rita Lobo ensina algumas dicas de como reconhecer um abacate maduro quando for comprá-lo na feira ou supermercado. Preste atenção em três sinais: ele deve ser pesado, firme e ter o caroço solto (dê uma sacudida para ouvir o barulho). Quanto mais verde e brilhante a casca, mais verde está a fruta.

Pressione o talo do fruto.
Aperte a haste do abacate entre o polegar e o indicador e remova-a. Se o abacate ainda estiver verde, o talo vai ser bem resistente. Caso esteja molinho e saia fácil, a fruta está pronta para comer.

Coloque o abacate em um recipiente plástico com tampa própria para micro-ondas ou enrole-o com um papel toalha. Desta forma, esquente de 30 em 30 segundos até que sua textura fique macia.

Lembre-se que o caroço de abacate é amargo. Dessa forma, o ideal é consumi-lo com algum alimento para equilibrar, como uma banana ou alguns morangos, por exemplo. A forma mais simples de consumi-lo é adicionar a farinha aos seus sucos, smoothies, vitaminas, chás ou como espessante para sopas e molhos.

O abacate Hass possui mais gordura e menos água que o abacate tropical, tornando-o mais cremoso e rico em sabor.

Assim como na maioria das outras frutas, o caroço e a casca do abacate possuem muitos nutrientes benéficos para a saúde. Eles são ricos em taninos, flavonoides e compostos fenólicos que conferem muitas vantagens quando consumidos.

Primeiro, envolva seu abacate inteiro (não descasque) no papel alumínio e leve-o na assadeira ao forno. Aqueça a 95° C durante cerca de 10 minutos, ou até que o abacate fique macio. Assim que tiver a rigidez de uma fruta madura, retire-o do forno e leve à geladeira para esfriar.

Embrulhe seu abacate com papel alumínio; Leve ao forno em 90 graus durante 10 minutos; Desembrulhe e utilize como quiser.

Para evitar que isso aconteça, você pode optar por duas formas de conservação: – Banhar em suco de limão o abacate não usado, embrulhar em filme plástico e guardar na geladeira por até 2 dias. – Amassar ou liquidificar a polpa do abacate com algumas gotas de limão e congelar em forminhas de gelo.

Porém, dentro de uma alimentação equilibrada e sem exageros, isso não representa danos à saúde. Além de ser uma boa fonte de energia para o organismo, o abacate contém potássio, vitaminas A e C, e equivalente de folato (ácido fólico).

Ao contrário do que dizem por aí, o abacate não é um alimento pesado. Ele é fonte de vitaminas do complexo B, que favorecem uma boa noite de sono, e por isso tem sido associado à melhora da produção de GH (hormônio do crescimento).

goiaba

A goiaba é considerada a fruta mais rica em proteínas. Isso porque com uma xícara — o que equivale a 200 g ou a uma porção — é possível obter, em média, 4,2 g de proteínas. Além disso, é uma ótima fonte de fibra, vitamina C, potássio e antioxidantes para o organismo.

Corte o abacate no sentido do comprimento, contornando toda a semente. Com o abacate cortado de uma leve torcida para soltar a semente. Segure o abacate com um pano e com o auxilio de uma faca de uma leve “batida” na semente e assim que estiver presa na faca basta puxar.

Você pode congelar ele inteiro, metade ou em cubos. Apenas lave, descasque e adicione um pouco de suco de limão para manter sua coloração. Para minimizar o escurecimento, coloque o abacate em uma sacola para freezer. Tente tirar o máximo de ar possível e depois feche bem.

Compre o açúcar.
Esse ingrediente amenizará o gosto possivelmente amargo do abacate.