Pode ter barata no chocolate?

Perguntado por: iparaiso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 7 votos

Na legislação do ano de 2000 do órgão americano FDA (Food and Drugs Administration), responsável pelo controle de alimentos e remédios, consta que é permitido encontrar até 60 fragmentos de insetos, não apenas baratas, em 100 gramas de chocolate.

Provavelmente não será muito agradável ler isso logo após a Páscoa, mas de acordo com a Food and Drugs Administration (FDA), órgão que controla alimentos nos EUA, cada barra de chocolate contém, em média, oito pedaços de baratas.

O TudoGostoso afirma: é sim! Segundo a ANVISA, órgão responsável pela vigilância sanitária no Brasil, as barras de chocolates industrializas podem contar até 10 pedaços de baratas e outros insetos a cada 100 g de chocolate. Isso não quer dizer que ele é deliberadamente produzido com insetos.

Quando alcançam a idade adulta, as baratas são trituradas e processadas para elaborar um líquido muito utilizado pela medicina tradicional chinesa. Esse produto com aroma de pescado e de sabor doce é chamado de Kangfuxin. É utilizado para tratar gastrite, úlceras e infecções respiratórias.

O cacau, fruto do cacaueiro (Theobroma cacao), é a principal matéria-prima do chocolate e sua história faz parte da cultura Maia da América Central e Asteca do México, nas quais era utilizado na preparação de uma bebida sofisticada, amarga e picante, como uma oferenda dos deuses aos homens.

Segundo a legislação do ano 2000 do FDA (Food and Drugs Administration), órgão americano que faz o controle de alimentos e remédios, é permitido encontrar até 60 fragmentos de insetos, não apenas baratas, em 100 gramas de chocolate.

Talvez você já tenha vivido a desagradável experiência de encontrar uma pequena larva em seu chocolate. Ou então, encontrar apenas o orifício deixado por esse inseto. Você sabe do que se trata? Essa larva é uma espécie de filhote de traça do gênero Ephestia.

É importante considerar que esta é uma legislação antiga e que já deveria ter sido revisada. Consta na legislação brasileira da ANVISA de 2011, que até 10 fragmentos de insetos não indicativos de risco são permitidos por 100 gramas de chocolate.

Na verdade, estamos falando de mais ou menos 453-907 gramas por ano. Outro fato surpreendente: muitos deles estão processados em comidas industrializadas.

Restos de alimentos, seja em louças ou na pia, vão atrair facilmente as baratas e outros insetos indesejados pelo seu cheiro. Por isso, lave sempre as vasilhas após utilizar, limpe a pia corretamente e se certifique que descartou devidamente os restos de comida.

Uma das coisas que as baratas mais odeiam é o cheiro de limão:

  • Você pode usar cascas de limão para manter as baratas por mais tempo, basta colocar as cascas de limão em áreas onde as baratas costumam aparecer.
  • Outro remédio natural é o vinagre. As baratas não apreciam o cheiro e o sabor do vinagre.

Sim, elas podem “morder”gente viva (que está dormindo) – sempre nas extremidades: dedão e sola dos pés, unhas e palmas das mãos. Também há relatos de baratas que comem cílios.