O que acontece se não fizer a temperagem do chocolate?

Perguntado por: zpires . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 9 votos

Quando isso acontece, o chocolate não endurece e fica colado na forma. Além de derreter facilmente, sem a temperagem o chocolate fica sem brilho e com aspecto emborrachado. Por isso é tão importante dominar essa técnica e garantir um acabamento perfeito aos seus doces.

Se você for apenas derreter seu chocolate ao invés de temperá-lo antes de processá-lo, ele não dará os resultados que fariam dele um produto de chocolate atrativo. Precisaria de muito tempo (até mesmo horas) para endurecer, e a casquinha de chocolate teria uma aparência sem brilho e derreteria facilmente.

Quando preciso temperar? Só quando se quer formar casquinhas, banhar bombons, pão de mel, alfajor, moldar tabletes ou formas rígidas e ocas, como ovos de páscoa, esculturas e decorações de chocolate. O processo de temperagem é necessário para ficar durinho e brilhante em temperatura ambiente.

A temperagem é uma técnica de aquecimento e resfriamento do chocolate, utilizada para que ele fique brilhoso, com uma boa textura e fácil de ser moldado para fazer bombons, ovos de Páscoa, trufas, picolés e outros.

A temperagem também auxilia a liberar o sabor e aroma de cacau nos chocolates. Além disso, confere uma textura muito mais lisa ao produto, visto que os cristais de gordura estão distribuídos homogeneamente pelo produto.

Chocolate hidrogenado
Esse tipo de chocolate não precisar passar pela temperagem.

O chocolate fracionado também não precisa de. temperagem, por isso é muito usado em bombons, cascas de ovos de páscoa e barras recheadas.

O chocolate/cobertura ficou pastoso ou não derreteu
Chocolates e coberturas ficam pastosos se entram em contato com água ou vapor. Por isso, o ambiente e todos os utensílios devem estar bem secos. O superaquecimento também pode influenciar na fluidez do produto. Por isso, use um termômetro culinário!

Teste da têmpera
Você pode testar se o processo de têmpera foi bem-sucedido cobrindo as costas de uma colher com o chocolate na temperatura final de trabalho. Leve-a à geladeira por 3 minutos: se secar com brilho, está pronto pra usar.

O prazo para consumo desse chocolate quando aberto é de até sete dias. É importante ressaltar que existe uma diferença na validade de ovos ocos e ovos recheados. Os recheados não possuem um prazo longo e devem ser consumidos em, no máximo, 15 dias.

Agora, não exagere com a geladeira: o processo de cristalização leva em média 20-40 minutos numa temperatura entre 8°C e 10°C. Deixar tempo demais na geladeira pode causar problemas!

Pode sim, mas precisa tomar um cuidado importante: Como é um chocolate que já foi derretido e manuseado, ele pode formar gruminhos se misturar pra derreter com um novo, geralmente não fica homogêneo. Por isso é importante não misturar na hora de derreter.

Como solucionar a cristalização insuficiente de chocolate
Você só precisa acrescentar mais cristais de manteiga de cacau nele. Na prática, você só mistura Callets™ de chocolate (eles já são temperados, logo contêm a quantidade certa de cristais de manteiga de cacau) no chocolate pouco cristalizado e mistura.

Também estão suscetíveis a vários tipos de danos mecânicos, como quebra, rachaduras, amassados e arranhões. Todos esses podem afetar a aparência e textura, bem como alterar o sabor e aroma. Por isso, é importante manusear o chocolate com cuidado e armazená-lo em local adequado para evitar danos.

granito

A pedra para despejar o chocolate tem que ser fria, granito ou mármore polido, evite fazer no metal ou vidro (pois retém o calor). Mexa o chocolate com uma espátula, controle a temperatura e espere chegar a 27°C.