Qual marca de chocolate que não precisa temperar?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 3 votos

Chocolate fracionado Blend Harald 1kg (Não Precisa temperar) | Shopee Brasil.

Chocolate hidrogenado
No processo de fabricação, a manteiga de cacau é substituída por outra gordura vegetal, como óleo de babaçu e palma. Esse tipo de chocolate não precisar passar pela temperagem.

Já o chocolate fracionado, na realidade, é uma cobertura de chocolate. Ele possui adição de gordura vegetal, que, geralmente, é o óleo de palma. A textura é mais macia que o chocolate puro, porém, não precisa passar pelo processo de temperagem.

Chocolate feito apenas com manteiga de cacau, também conhecido como chocolate puro ou chocolate nobre, precisa ser temperado para formar bombons, tabletes e outras formas sólidas. A temperagem garante que seu produto fique brilhante e firme em temperatura ambiente, e evita que os produtos derretam facilmente nas mãos.

O chocolate que passa por um processo suave, fica com um acabamento brilhante e é ótimo para se trabalhar. O chocolate que é simplesmente derretido e não temperado, tende a ser pegajoso à temperatura ambiente, e também pode ter listras ou manchas cinzentas ou brancas.

Se você for apenas derreter seu chocolate ao invés de temperá-lo antes de processá-lo, ele não dará os resultados que fariam dele um produto de chocolate atrativo. Precisaria de muito tempo (até mesmo horas) para endurecer, e a casquinha de chocolate teria uma aparência sem brilho e derreteria facilmente.

Todo produto com menor teor de cacau do que o previsto na legislação é classificado como cobertura. Outra grande diferença entre chocolates e coberturas é a presença da manteiga de cacau. O que nós conhecemos popularmente como chocolate nobre possui manteiga de cacau na composição.

O que é chocolate fracionado? O chocolate fracionado é caracterizado por ter em sua composição a adição de outro tipo de gordura vegetal, substituindo parcialmente a de cacau — geralmente é usado o óleo de palma. Por causa da adição de outro tipo de gordura, esse tipo de chocolate passa a ser denominado de cobertura.

De acordo com a Anvisa, um produto para ser considerado chocolate deve apresentar no mínimo 25% de sólidos de cacau. Esse produto seria o chocolate nobre, ou também conhecido como chocolate puro. Além disso, ele possui na sua composição apenas manteiga de cacau, o que lhe confere um sabor maravilhoso e ótima qualidade.

O chocolate/cobertura ficou pastoso ou não derreteu
Chocolates e coberturas ficam pastosos se entram em contato com água ou vapor. Por isso, o ambiente e todos os utensílios devem estar bem secos. O superaquecimento também pode influenciar na fluidez do produto. Por isso, use um termômetro culinário!

Contém açúcar em sua fórmula e 50% de cacau, o que confere uma cor mais escura e um sabor de cacau mais intenso. Substitui o Chocolate 33% na maioria dos usos, acentuando mais a cor e o sabor de chocolate. A embalagem de 1,050 kg é ideal para uso profissional.

Você pode juntá-lo e fazer a temperagem novamente quando precisar. Pode guardar o chocolate num saco ziploc e armazenar no congelador. Depois, na hora de utilizar, basta picar, derreter e temperar. Às vezes o chocolate fica arenoso quando derreto no microondas.

O prazo para consumo desse chocolate quando aberto é de até sete dias. É importante ressaltar que existe uma diferença na validade de ovos ocos e ovos recheados. Os recheados não possuem um prazo longo e devem ser consumidos em, no máximo, 15 dias.