O que beber com canjiquinha?

Perguntado por: uaraujo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 6 votos

PÉLA ÉGUA - Também conhecida como canjiquinha e quirera, é uma iguaria de origem mineira e à base de milho e carne suína, ideal para consumir em dias frios. Na harmonização, uma cerveja com amargor e final secos segura bem a onda da carne de porco e dos temperos dominantes do prato.

Benefícios do produto: Rica em ácido fólico. A canjica é rica em ácido fólico; Fonte de carboidratos; Rica em fibras, regulando o intestino e diabetes; Rica em vitaminas do complexo B; Fonte de proteínas; Previne doenças cardiovasculares como o colesterol; Ajuda a emagrecer.

A canjica possui em seus nutrientes uma grande quantidade de ácido fólico. O ácido é responsável pela formação de outras células do corpo humano, e contribui para o equilíbrio do organismo. É uma excelente fonte de carboidratos, fornecendo bastante energia ao organismo e é também rica em minerais.

Apesar de ser um alimento doce e parecer não ser saudável, a canjica surpreende quanto às vitaminas oferecidas. O alimento oferece proteínas, fibras, ferro, magnésio, fósforo, zinco, vitaminas B1, B2, B3, B5 e B6.

A canjiquinha é um prato popular sem uma definição precisa, mas documentos citam o preparo em 1749. No período colonial, a canjiquinha era muito popular nas roças brasileiras, principalmente entre os descendentes de italianos, que chegaram ao Brasil para trabalhar nas lavouras de café.

A canjica é um alimento que aumenta a saciedade, mantendo a fome longe por mais tempo. Além disso, uma xícara de canjica pura tem cerca de 170 calorias, menos que o arroz, que tem 200. Sendo assim, o que pode tornar o alimento calórico e engordativo são os complementos, como açúcar e leite condensado.

Por possuir inúmeros benefícios, a canjiquinha de milho é um alimento que pode ser consumido diariamente dentro da nossa dieta, sendo um ótimo ingrediente para quem se preocupa com a saúde na alimentação.

Canjica é o nome dado a uma espécie de milho branco e também ao prato que é preparado com esse milho e outros ingredientes como leite ou leite de coco e açúcar. No nordeste, o prato recebe o nome de munguzá. Em Minas Gerais é também chamada de piruruca. No Rio de Janeiro é canjiquinha.

O ideal é comer uma vez ao dia. Pode ser pela manhã no café ou à noite”, recomenda. Lavar o milho para a canjica e deixá-lo de molho durante duas horas. Em seguida, cozinhar em uma panela de pressão, durante uma hora, em fogo médio, com a mesma água do molho.

Rica em fibras, regulando o intestino e diabetes
Por aumentarem a sensação de sacies, ajudam a emagrecer. As fibras também controlam a diabetes, diminuindo os níveis de açúcar no sangue.

Por ter alta quantidade de fibras, vai trazer maior saciedade, auxiliar no emagrecimento e ajudar na redução do colesterol. É um alimento rico em carotenoides, que aumenta a proteção do organismo e fortalece o sistema imunológico, evitando gripes e resfriados.