O que é bicarbonato de sódio para que serve?

Perguntado por: ugonzaga . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

O bicarbonato de sódio é uma substância química natural e classificada como um sal, cuja fórmula molecular é NaHCO3. Ele atua como um agente neutralizante, ajudando tanto na redução de alcalinidade quanto na de acidez, pois sua ação é no sentido de deixar o meio com o pH o mais próximo possível de 7, o valor neutro.

Ele é comumente usado como antiácido ou como fermento, principalmente em receitas culinárias (veja mais na matéria “Utilidades do bicarbonato de sódio na cozinha“). Também é bastante utilizado para combater maus odores devido à sua ação antisséptica, que combate o crescimento bacteriano.

Ana. Ao usar o bicarbonato para limpar os dentes, por exemplo, é possível reduzir a alcalinidade e a acidez da cavidade bucal, o que contribui para remoção de resíduos indesejados dos dentes e tratamentos, como o de tártaro.

O bicarbonato de sódio é eficaz para aliviar os sintomas da azia. Na verdade, o próprio pâncreas humano produz naturalmente a substância para proteger o intestino. Como um antiácido natural absorvível, o bicarbonato de sódio neutraliza rapidamente o ácido estomacal e alivia os sintomas do refluxo.

Muitas receitas indicam a ingestão de limão com bicarbonato para emagrecer ou melhorar a digestão, mas tome cuidado com soluções milagrosas para combater o excesso de peso ou a obesidade. Tomar suco de limão com bicarbonato pode fazer parte de uma dieta alcalina, assim como beber água alcalina.

O bicarbonato de sódio não serve para clarear os dentes, como é conhecido popularmente. Na verdade, trata-se de um produto abrasivo, responsável por desgastar uma região por meio da raspagem. Ou seja, a função é similar a um esfoliante, que muitas pessoas usam na pele.

O bicarbonato atua como um antiácido seguro e eficaz para aliviar a azia no estômago ou indigestão ácida; Previne e trata a inflamação na garganta.

Combater a acidez estomacal: Tomar 1 colher de café de bicarbonato misturado em meio copo de água é boa forma de combater a acidez do estômago. Isso funciona porque o bicarbonato é uma substância alcalina que irá neutralizar o excesso de acidez.

Meio copo de água e uma pitadinha de bicarbonato, faça um bochecho e pronto! A mistura neutralizará a acidez da boca, reduzindo assim o surgimento das aftas e das cáries. Mas tenha muita atenção: a lesão em contato direto com o bicarbonato pode se agravar.

Quais as contraindicações do Bicarbonato de Sódio? Presença de edemas, gravidez, alcalose metabólica ou respiratória (excesso de bicarbonato), perda de cloreto causada por vômito ou drenagem gastrintestinal, hipocalemia (diminuição do nível potássio no sangue).

Reações adversas / Efeitos colaterais de Bicarbonato de Sodio. Hipopotassemia, com administração excessiva; Inchaço dos pés e partes inferiores das pernas, com doses elevadas; alcalose metabólica e hipernatremia, com doses elevadas ou em insuficiência renal; hipercalemia, com uso prolongado.

Você pode usar bicarbonato de sódio em diversas partes da limpeza doméstica, você pode adicionar ele com vinagre e água para desentupir pias, neutralizar odores, retirar gordura e manchas. O que muda é sempre a quantidade e a forma de como aplicar, que variam conforme a tarefa a ser executada.

- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio; - 1 colher (sopa) de sumo de limão; - 1 chávena (chá) de água. Misture todos os ingredientes num copo e beba de seguida.

O Bicarbonato de sódio como o próprio nome já deixa claro, contém sódio (sal) e portanto deve ser usado com cuidado nos pacientes com pressão alta (hipertensão arterial), insuficiência cardíaca e renal. Informe seu médico se você estiver numa dieta com pouco sal.

O bicarbonato de sódio tem um efeito rápido e fugaz, mas é um antiácido com efeito sistêmico e por isso não deve ser consumido por um longo prazo.

O bicarbonato de sódio é extremamente abrasivo e, se for usado sem controle de proporção e tempo, pode facilmente causar danos ao esmalte dentário. Por isso, ele não é recomendado durante a sua higiene bucal diária e seu uso deve ser sempre acompanhado por um dentista.