Para que serve a caipirinha?

Perguntado por: ualbuquerque . Última atualização: 17 de julho de 2023
4 / 5 10 votos

A cachaça presente na caipirinha é rica em antioxidantes que protegem o coração e combatem o colesterol alto, além de anticoagulantes, substâncias que melhoram a circulação sanguínea e previnem o AVC e a trombose.

Já de acordo com a segunda versão de abordagem acadêmica, alguns historiadores declaram que a caipirinha foi criada por fazendeiros latifundiários de Piracicaba (SP), durante o século 19 e não como remédio, mas como um drinque local para grandes e importantes comemorações, enaltecendo a força da cultura canavieira na ...

Além do consumo social, a cachaça também é consumida como remédio popular na produção de garrafadas, raizadas e tinturas. A cachaça é uma bebida que agrada a maior parte dos pernambucanos das mais diferentes regiões e classes sociais, seja ela uma cachaça industrializada ou produzida artesanalmente.

Algumas pesquisas apontam que as bebidas alcoólicas possuem ação antioxidante. No entanto, até hoje ninguém conseguiu comprovar cientificamente que a cachaça cura a gripe, pois para curá-la a bebida teria que agir sobre o vírus, o que não acontece. Por isso, é um mito dizer que uma dose de cachaça vai curar a gripe.

Cerca de 90% do álcool ingerido é absorvido na primeira hora, mas a eliminação demora de 6 a 8 horas.

A primeira delas é intercalar o consumo de álcool com líquidos naturais, como água, sucos, água de coco, além de comer, para tornar mais lento o processo de absorção do álcool pelo sistema digestivo. O uso de analgésicos, como paracetamol ou dipirona, e antieméticos, medicações contra náuseas, também pode ajudar.

A cachaça dilata os vasos sanguíneos, com isso ajuda a proteger o coração contra infartos e combate o colesterol alto, além de ser um anticoagulante poderoso, previne contra o AVC e a trombose. Também é antioxidante, principalmente se misturada a frutas em uma boa caipirinha.

Ela contém antioxidantes que podem proteger o seu coração e ainda ajudam no combate ao mau colesterol. Já o limão da caipirinha contêm antioxidantes que, segundo pesquisas recentes, impedem a divisão celular em vários tipos de câncer.

Pressão alta e doenças cardíacas: o consumo excessivo de álcool prejudica o controle da pressão arterial, podendo levar à hipertensão e, consequentemente, ao risco de problemas cardíacos. Cirrose: é o resultado de constantes lesões e inflamações no fígado, causadas pela bebida, prejudicando as funções deste órgão.

Isso acontece porque o consumo constante de álcool vai criando lesões no órgão que, a longo prazo, prejudicam suas funções, podendo até levar à falência hepática, além de outras doenças, como cirrose hepática, hepatite alcoólica e até mesmo câncer.

Beber bastante líquido, como água, chás e sucos naturais, é muito importante para a recuperação de gripes e resfriados. Além de hidratar o corpo, esta atitude umidifica as vias aéreas e ajuda a expulsar o vírus.

Um bom chá de ervas pode acabar com a tosse, basta contar com os ingredientes certos. Em geral, podemos recomendar o gengibre, alho, limão, mel e hortelã. Esses itens auxiliam no controle da inflamação, aliviam a dor e ajudam o organismo a se recuperar.

Manter-se hidratado ajuda a promover a função corporal de forma geral. Além disso, beber água diminui o congestionamento nasal ao manter as mucosas lubrificadas.

Se uma pessoa bebe três caipirinhas, o corpo fica sobrecarregado, com muito álcool para eliminar. No caso de festas consecutivas, com algumas semanas ingerindo de quatro a cinco bebidas diariamente, as células do fígado começam a acumular gordura.

É o caso da caipirinha, que tem quase três vezes mais calorias que uma lata de cerveja (veja a tabela abaixo).

Como cortar o efeito do álcool em 5 minutos? Para cortar o efeito mais rápido você deve levar a pessoa a tomar um banho gelado, ingerir alguma bebida doce com refrigerante ou água com açúcar e se possível fazer com que ela se deite e descanse.