Porque caipirinha dá sono?

Perguntado por: vmatos . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 5 votos

O álcool leva ao relaxamento muscular. Com isso, há o relaxamento dos músculos da garganta e da língua, favorecendo roncos e pausas respiratórias durante o sono, mesmo em alguns indivíduos que não tinham apneia do sono antes.

“Então quando o álcool entra no nosso corpo, ele acaba fazendo o mesmo efeito que o GABA faria. Por diminuir a função das regiões que promovem o despertar, o álcool também pode promover sono”.

O álcool acaba diminuindo a capacidade dos neurônios de receber essas transmissões, gerando dificuldade na fala, confusão mental e motora e estimulando esse potencial sedativo. Segundo a enfermeira Bruna Bavuso, da Alice, a sensação de sono pesado após o álcool surge a partir desta reação no cérebro.

Um ou dois copos à noite podem ser bons no curto prazo, mas se você continua usando uma dose antes de dormir, poderá causar problemas", afirmou. "Se você beber é melhor esperar uma hora e meia a duas horas antes de ir dormir, para passar o efeito do álcool."

Beber bastante água é fundamental. Pois o álcool causa desidratação e água vai cuidar para fazer a reidratação do seu organismo.

A bebida alcoólica pode provocar diversos efeitos além da euforia, prazer e excitação. O excesso de álcool no cérebro leva a efeitos psíquicos como redução da concentração, da atenção, da memória recente e da capacidade de julgamento.

Com a ressaca funciona da mesma maneira. Não só causa alterações no nosso sistema imunológico, como também aumenta os níveis de cortisol (muitas vezes chamado de “hormônio do estresse”), pressão arterial e frequência cardíaca – alterações que também acontecem com a ansiedade.

O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora, dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 3 horas para ser completamente eliminado do organismo.

O álcool exige do nosso corpo um tempo para fazer a metabolização (que ocorre no fígado) e o doce ou o café não irão interferir nesse processo. A cafeína pode deixar a pessoa um pouco mais “ligada” e o açúcar oferece mais caloria, já que quem bebe, normalmente, acaba não comendo nada.

Isso depende do peso, se ela bebeu rápido ou devagar, se tinha ou não se alimentado antes. Mas vamos pegar como exemplo uma mulher pesando em média 60 quilos; se ela tomar dois copos de cerveja, duas taças de vinho ou duas doses de pinga ou vodka, vai precisar de no mínimo 12 horas para pegar de novo no volante.

Café forte e puro ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, o que facilita a circulação do sangue e acelera a eliminação das toxinas do álcool. Mas não exagere. Apenas duas xícaras já são suficientes ao acordar.

Tempo seguro para dirigir
A sugestão é que o condutor dirija apenas após 12 horas da ingestão de álcool, ao consumir quantidades pequenas de bebidas etílicas. Já para quantidades grandes, é recomendável esperar 24 horas e, apenas depois isso, pegar o carro para transitar.

“Ai daqueles que desde a manhã procuram a bebida, e que se retardam à noite nas excitações do vinho!” (Isaías 5,11).

O álcool faz mal a muitos órgãos, sobretudo ao fígado, mas não mata neurónios.

Para desintoxicar o fígado é importante apostar no consumo de alimentos saudáveis, como frutas, vegetais e leguminosas. Além disso, alguns chás também ajudam a limpar o fígado, como é o caso do chá verde ou o chá de boldo.