Como saber se o caramelo já está bom?

Perguntado por: asilva . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 17 votos

É muito importante ter em mente que a quentura da panela pode continuar cozinhando o seu caramelo. Portanto, retire quando atingir uma cor dourada não muito escura. Um truque para deixar a receita do jeitinho que você quer é deixar uma tigela com água fria ao lado para mergulhar a panela e "paralizar" o cozimento.

Ponto caramelo (146°C a 155°C)
Ao mergulhá-lo em água fria, a gota desse caramelo endurece rapidamente, não chega a colar nos dedos. O açúcar adquire cor amarelo-clara.

A cristalização é um problema que ocorre no início do processo de caramelização, o açúcar branco torna-se duro e turvo. Ela pode ser causada por excesso de agitação ou um grão de algo diferente que entrou na panela.

Aquela calda deliciosa que vai no pudim, no recheio de bolos e cupcakes, na bala que gruda no dente… Existe algo de mágico no sabor de açúcar “queimado”! O que é chamado comumente de caramelização é, na verdade, uma reação química, conhecida como reação de Maillard.

Como corrigir um xarope de açúcar cristalizado
Se lhe acontecer cristalizar o açúcar, não desespere, porque há solução. Basta juntar mais água e usar a tampa da panela. O vapor gerado com a evaporação da água é retido pela tampa e vai dissolver o açúcar.

O ponto da calda indica a concentração de açúcar da solução (normalmente, falamos que solução é a mistura de água e açúcar, mas também podem ser outros líquidos a base de água).

Molhado. Mistura água e açúcar. Aqui, um dos truques é não sujar as bordas da forma (caso você esteja fazendo calda de pudim) ou da panela. Isso evita que o açúcar que fica grudado nessas laterais queime e deixe o preparo amargo.

Quanto mais o açúcar queima, mais amarga fica a preparação. Ter um bowl de água fria ao lado do fogão e mergulhar a panela para “travar” na cor que se quer é uma dica dada por ele.

Ela é descrita basicamente como um processo no qual a quantidade de água do alimento é reduzida, fazendo com que a concentração de açúcares no produto aumente e levando à formação dos cristais açucarados. Entre seus usos, a cristalização é muito utilizada para a conservação de alimentos.

Se, ao esfriar, a calda ficar dura demais, basta colocar um pouco de água e tornar a levar ao fogo até levantar fervura.