Quando fazemos caramelo a partir de açúcar podemos identificar um fenômeno?

Perguntado por: oresende9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 6 votos

Porém, ao fazermos uma calda de açúcar (açúcar + água fervendo), temos a produção do caramelo e, portanto, de uma nova substância, ou seja, aconteceu um fenômeno químico.

Para fazer caramelo só é necessário açúcar e uma panela. O calor do fogo altera a estrutura química do açúcar (reação conhecida como caramelização) e faz com que ele mude de cor e consistência.

O caramelo basicamente é um açúcar [qualquer um] que sofreu uma degradação térmica, ou seja, derreteu por ação de uma fonte de calor. A molécula de açúcar – ou sacarose – quando aquecida sofre uma sucessão de decomposições, formando compostos que se dissolverão na calda, dando o sabor e cor características do caramelo.

Transformação física. A dissolução do açúcar em água forma uma mistura homogênea, mas não produz uma modificação química.

O fenômeno químico altera a natureza da matéria. Fenômenos físicos causam transformações da matéria sem ocorrer alteração de sua composição química. É todo fenômeno que ocorre sem que haja a formação de novas substâncias.

CARAMELIZAÇÃO. A caramelização envolve a conversão de açúcares em compostos coloridos pela hidrólise inicial em monossacarídeos seguida da polimerização deles pela influência do calor. A caramelização é, em alguns pontos, similar à reação de Maillard, mas a temperatura de ativação deve ser muito maior na caramelização.

Outros exemplos de fenômenos químicos ou reações químicas são:

  • Queima de papel;
  • Alimento decompondo-se no lixo;
  • Queima do carvão;
  • Produção de queijo a partir do leite;
  • Queima de combustíveis no motor dos automóveis;
  • Fotossíntese realizada pelas plantas;
  • Azedamento do leite.

Existem oito etapas para a produção de açúcar, descrevemos os detalhes a seguir:

  1. Primeiro tratamento para a formação do caldo de cana. ...
  2. Evaporação do caldo. ...
  3. Cozimento e cristalização. ...
  4. Centrifuga do açúcar. ...
  5. Secagem do produto. ...
  6. Peneiramento. ...
  7. Separador magnético. ...
  8. Detector de metais.

Também chamada de termólise, o exemplo mais simples de transformação química por ação do calor que pode ser citado é o cozimento de alimentos. É através do calor do fogo que a maior parte dos alimentos são transformados e podem ser consumidos.

1) Pela ação do calor: Ocorrem por interferência do calor, como por exemplo, ao assarmos um bolo. 2) Pela ação mecânica: Ocorre quando existe fricção ou choque entre as substâncias, como por exemplo, quando acendemos um fósforo ou isqueiro.

Um fenômeno químico possui algumas características que são geralmente notadas e que estão listadas abaixo: A liberação de energia: como é o caso da queima (combustão) de um pedaço de madeira por exemplo. O aparecimento de um precipitado; A mudança de coloração: por exemplo um prego oxidando, ou seja, enferrujando.

Fenômenos são modificações que ocorrem na matéria. Eles podem ser de dois tipos: fenômenos químicos, como queimar um papel; ou fenômenos físicos, como rasgá-lo. Derretimento do gelo: fenômeno físico ou químico?

Mas cuidado, misturas de substâncias podem ou não ser fenômenos químicos, por exemplo, a dissolução de açúcar em água, não há formação de nenhuma substância nova, logo é um fenômeno físico.