Qual é o chocolate mais antigo do Brasil?

Perguntado por: arosa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 14 votos

Os primeiros imigrantes europeus trouxeram ao Brasil a receita do verdadeiro chocolate. E foi com essa receita que foi criado, em 1891, o chocolate Neugebauer.

Quando os primeiros imigrantes europeus chegaram ao Brasil, trouxeram consigo a receita do verdadeiro chocolate. Com ela, criamos, em 1891, o chocolate Neugebauer: cremoso, macio, que derrete na boca e tem um sabor inconfundível.

Em 1819 François-Louis Cailler instala, em Corsier-sur-Vevey, Suíça, uma das primeiras manufaturas de chocolate mecanizadas, criando assim a marca de chocolate mais antiga entre as que sobreviveram até os dias atuais.

Os 4000 anos de história do chocolate começaram na Mesoamérica antiga, o atual México. Foi aqui que as primeiras plantas de cacau foram encontradas. Os Olmecas, uma das primeiras civilizações da América Latina, foram os primeiros a transformar a planta de cacau em chocolate.

Neugebauer

A história começou em 1891, quando os três irmãos e imigrantes alemães Franz, Ernesto e Max Neugebauer decidiram empreender com chocolates no Rio Grande do Sul e fundaram a Neugebauer, a primeira fábrica do tipo no país, atuante até hoje e responsável por marcas como Stickadinho.

Lacta

De acordo com a pesquisa da Betway, a Lacta é a marca de chocolate mais consumida pelos brasileiros (37%). O segundo lugar é ocupado pela Nestlé (27%), seguida pela Hershey's (13%).

Nugali

A Nugali é a marca brasileira de chocolates mais premiada do planeta!

1. Teuscher | Zurique, Suíça. Com mais de 70 anos de história, a chocolataria Teuscher em Zurique começou num pequeno vilarejo nos Alpes Suíços.

Snickers

1. Snickers. Encabeçando a nossa lista, temos a barra de chocolate mais vendida de todos os tempos! O Snickers, famosa barra nougat de amendoim e caramelo, nasceu nos Estados Unidos em 1923, mas foi apenas em 1930 que ganhou sua cobertura de chocolate.

Em 1847, o chocolateiro britânico JS Fry and Sons criou a primeira barra de chocolate, esculpida a partir de uma pasta constituída de açúcar, licor de chocolate e manteiga de cacau.

O cacau chegou à Bahia em 1746, quando um colonizador francês que vivia no Pará, Luiz Frederico Warneau, enviou algumas sementes da variedade “Forastero” (do grupo Amelonado) ao fazendeiro baiano Antonio Dias Ribeiro, que as semeou no município de Canavieiras. Em 1752, foram plantadas as primeiras sementes em Ilhéus.