O que causa gânglios aumentados?
Os linfonodos incham em resposta a doenças, infecções ou estresse e são um sinal de que o sistema linfático está trabalhando para livrar o corpo dos agentes responsáveis. A causa mais comum de gânglios linfáticos inchados é uma infecção, particularmente uma infecção viral, como o resfriado comum.
O que pode aumentar os gânglios
O inchaço geralmente indica algum tipo de infecção, mas também pode ser de uma condição como artrite reumatóide ou lúpus ou, raramente, câncer. Quando vários gânglios linfáticos estão inchados, isso sugere que o problema está em todo o corpo. Pode ser algo como varicela, HIV ou um câncer como leucemia ou linfoma.
Quando um gânglio é preocupante
Os gânglios aumentarem de tamanho progressivamente ou não diminuírem em quatro semanas. Terem uma consistência dura. A criança apresentar sintomas como perda de peso, prostração, perda de apetite ou suar muito. Aparecimento de sinais inflamatórios locais (dor, vermelhidão e calor) ou pus, com ou sem febre.
O que pode causar linfonodos aumentados
Linfonodos axilares aumentados podem ser, por exemplo, um indicativo precoce de câncer de mama, mas também um sinal de infecções e alergia de contato na pele causadas pelo uso de um cosmético como um desodorante roll-on. A avaliação do médico ajuda a identificar o que pode ser.
O que causa gânglios no pescoço
Um ou mais linfonodos no pescoço geralmente aumentam em resposta a uma infecção das vias respiratórias superiores, infecção de garganta ou infecção dentária. Esses gânglios são macios, não são sensíveis e usualmente voltam ao normal logo após a infecção desaparecer.
Porque os gânglios incham
Os linfonodos incham em resposta a doenças, infecções ou estresse e são um sinal de que o sistema linfático está trabalhando para livrar o corpo dos agentes responsáveis. A causa mais comum de gânglios linfáticos inchados é uma infecção, particularmente uma infecção viral, como o resfriado comum.
Quanto tempo leva um gânglio a desaparecer
A íngua deve durar, no máximo, um mês. Se ela não sumir, crescer e endurecer, é hora de procurar um médico. E como diferenciar a íngua de um câncer? Os médicos dão as dicas: nos dois casos, os gânglios podem aparecer em qualquer parte do corpo.
Quando suspeitar de um linfoma
É o sintoma mais comum, mas dependendo do tipo de linfoma e da localização no corpo, podem ser identificadas outras manifestações. Entre elas, estão a perda de peso, falta de ar ou tosse, infecções frequentes, hemorragias, inchaço no abdome, pressão ou dor no peito, fadiga, calafrios, febre e sudorese noturna.
É normal sentir os gânglios do pescoço
No pescoço, os linfonodos podem ser palpáveis muitas vezes, sendo que na maioria dos casos são absolutamente normais, principalmente abaixo da mandíbula e na parte de trás do pescoço. Eles são órgãos que fazem parte do nosso organismo, assim como pulmões, coração, fígado, etc.
Quando desconfiar de um linfoma
Sintomas de linfoma
O primeiro sinal do linfoma é a presença de linfonodos aumentados (popularmente conhecidos como ínguas) mesmo quando não há nenhuma infecção. Nesse caso, os glóbulos brancos proliferam desordenadamente, gerando o crescimento anormal que forma as chamadas ínguas.