Faz mal comer comida requentada no microondas?

Perguntado por: lmoraes3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 5 votos

Felizmente para quem precisa de praticidade no dia a dia, essa informação não passa de um mito. De acordo com a própria OMS (Organização Mundial da Saúde), se o aparelho for utilizado de acordo com as instruções do fabricante, não há qualquer perigo ou malefício ao utilizá-lo para esquentar sua comida .

Bactérias causam intoxicação alimentar
Carnes, aves, peixes e frutos do mar reaquecidos de maneira inadequada também podem abrigar bactérias como salmonella, campylobacter, vibrio parahaemolyticus e vibrio vulnificus.

Pegue lâmpada fluorescente. Posicione a lâmpada contra os cantos da porta do micro-ondas enquanto o aparelho estiver em uso. Verifique a reação. A lâmpada brilhará caso haja algum vazamento de micro-ondas.

5 alimentos que NUNCA devem ser requentados ou podem te deixar doente

  1. Arroz. Quando o arroz não é cozido integralmente, é normal notarmos alguns grãos crus, e é aí que mora o perigo. ...
  2. Espinafre cozido e beterraba. ...
  3. Molhos à base de leite e massas. ...
  4. Ovos. ...
  5. Carnes e frutos do mar.

Durante o processo de esquentarmos o arroz para prepará-lo, resfriar as sobras por não ter sido consumido totalmente e novamente aquecer para consumo, aumenta-se os riscos de multiplicação dessas bactérias que uma vez ingeridas poderão causar a intoxicação alimentar conhecida como síndrome do arroz frito.

Quando o arroz sai do micro-ondas e volta a ser exposto à temperatura natural, essas substâncias tóxicas acabam aumentando bastante e podem causar uma grande intoxicação, com a presença de diarreia, náusea e vômitos. O ideal é reaquecer o arroz e depois mantê-lo acima de 60ºC.

Arroz. Esse aqui todos já requentaram pelo menos uma vez, mas saiba que ele pode causar uma intoxicação alimentar. Isso acontece porque o arroz tem a bactéria Bacillus cereus, que costuma ser morta no aquecimento, mas pode liberar esporos tóxicos.

Muitas vezes colocamos alimentos no micro-ondas em recipientes e embalagens de plástico, mas alguns cientistas alertam para o risco de ingerir ftalatos. Quando expostos ao calor, esses aditivos plásticos podem quebrar e penetrar nos alimentos.

Além disso, a radiação também não fica nos alimentos, pois o aquecimento acontece pelo movimento das partículas de água e não pela absorção dos raios e, por isso, qualquer tipo de alimento, como pipocas ou papinha de bebê, podem ser preparados no microondas sem qualquer perigo para a saúde.

O que pode ir no micro-ondas? Tá liberado esquentar sua água pra fazer chá no micro-ondas, viu? Materiais como cerâmica vitrificada, porcelana, louça e vidros são seguros pro eletrodoméstico. Mas se sua porcelana ou louça tiver algum detalhe em metal, daí não pode usar!

Eu posso aquecer meu leite no micro-ondas enquanto ele está nos Sacos de Armazenamento de Leite? Não, o aquecimento de leite materno no micro-ondas nunca é recomendado, uma vez que ele degrada os nutrientes e vitaminas do leite.

As melhores maneiras de minimizar o risco são usar outros materiais que não sejam plásticos, como cerâmica. Se você usar recipientes de plástico, evite os que estejam perdendo sua forma, pois os recipientes velhos e danificados têm maior probabilidade de soltar produtos químicos.

Teoria de microondas
Essa radiação não-ionizante causa migração de íons e rotação de dipolos, mas não causa mudanças na estrutura molecular1. O aquecimento de um material por irradiação com microondas se dá devido à interação da onda eletromagnética com o dipolo elétrico da molécula.