Precisa molhar mandioca?

Perguntado por: adamasio . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 4 votos

A mandioca é uma cultura que apresenta boa tolerância à seca ou à falta de água no solo, quando comparada com outras culturas. Por essa razão, praticamente não existem resultados de pesquisa sobre irrigação nessa cultura.

4 anos

Técnicos da Emater garantem que com adubação e podas certas a mandioca pode ficar até 4 anos na terra. Uma saída para ajudar os agricultores a não ter tanto prejuízo enquanto o valor da cultura não sobe.

O cultivo de mandioca é quase que exclusivamente feito sem irrigação, o regime de chuvas mais adequado para ela é de 1.000 mm a 1.500 mm por ano e deve ter boa distribuição pelo menos até 5 meses após o plantio.

A mandioca é muito sensível à falta de água durante os cinco primeiros meses de cultivo. Depois se bem desenvolvidas, até toleram períodos de seca. Faça regas frequentes para manter o solo úmido, mas evite encharcá-lo.

A irrigação da mandioca pode ser feita em qualquer tipo de solo? Sim, a irrigação se adapta a diferentes tipos de solo.

A colheita da mandioca pode ocorrer de seis meses a três anos após o plantio das manivas, dependendo da cultivar e das condições de cultivo. No Brasil, geralmente ocorre de 12 a 18 meses.

16 meses

Após o cultivo, quanto tempo para colher a mandioca? Na maioria das vezes, o tubérculo está pronto para ser colhido entre 14 e 16 meses após o plantio. Contudo, pode acontecer de a planta passar por um ciclo precoce, ou seja, ter o desenvolvimento acelerado, permitindo que a colheita seja antecipada.

Para fazer a multiplicação rápida da mandioca é necessária a construção de uma estufa ou câmara úmida. O produtor pode utilizar materiais que têm na propriedade, como varas de bambu e plástico para a estufa. A propagação inicia-se com o corte das ramas (caules sem folhas) em estacas de duas gemas.

Para calagem utilizar calcário dolomítico , que já fornecerá o cálcio e magnésio. Incorporar eles no solo a 20 cm ou mais, o pH do solo deve ficar entre 5,5 a 7,0; Para adubação nitrogenada pode ser feita à aplicação de adubos orgânicos (estercos, tortas, compostos, adubos verdes e outros).

Para começar, faça covas de 25 cm de largura e de 5 a 10 cm de profundidade. Plante o caule com 2,5 cm de comprimento. Se você plantar mandioca em pé, terá um rendimento maior, porém a colheita será mais trabalhosa. Já se você plantar na horizontal, as raízes ficarão mais superficiais, facilitando a retirada.

Desse modo, a aplicação de lâminas de água de 30 a 40 mm a cada 15 dias é geralmente suficiente para um desenvolvimento adequado da cultura da mandioca.

Em geral, o número de fileiras de feijão entre as plantas de mandioca é de uma ou duas no espaçamento de 0,60 m, com 15 sementes por metro linear de sulco, ou 0,50 x 0,20 m, com duas sementes por cova.

Podridão pode ser causada pelo excesso de irrigação e é uma doença de difícil controle. Agrônomo recomenda colher toda a área cultivada logo que aparecem os primeiros sintomas.