Como é feito ponto no dente?

Perguntado por: acalixto . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 9 votos

Geralmente por meio de uma radiografia, o dentista consegue ver a posição exata do dente antes da extração. Anestesia. Já na hora da cirurgia, o profissional aplica anestesia local em diferentes pontos da boca, garantindo que não haja dor. Corte, em caso de dente incluso.

É comum as suturas serem feitas com fio de seda ou de nylon, tipos que não são reabsorvíveis. Nessas situações, o paciente precisa retornar ao dentista. “No caso dos fios reabsorvíveis, não há esta necessidade”, explica Robson.

7 dias : O dentista pode remover todos os pontos que restarem; 7 a 10 dias : a rigidez e a dor na mandíbula devem desaparecer; 2 semanas : Qualquer ferimento leve no rosto deve desaparecer.

de 3 a 4 meses. Pode ser que em alguns caso esse.

Esses pontos, que também podem ser chamados de suturas, são fundamentais no processo da sua cicatrização da intervenção, além de servirem para manter o coágulo na posição correta, ou seja, se eles não forem cuidados da maneira certa, podem comprometer o sucesso do procedimento.

No entanto, quem vai avaliar se a extração de dente precisa dar ponto é o dentista. Em muitos casos, ele pode entender que não há necessidade. Sobretudo se o dente já tiver nascido e for menor, como um pré-molar, por exemplo. Além disso, se já estiver mole, a extração de dente pode não precisar de ponto.

Ainda que na maioria dos casos este procedimento seja acompanhado de pequenos pontos, nem sempre o profissional opta por esta medida. Tudo depende das condições bucais apresentadas. Ainda que não seja dado ponto, o paciente deve ficar tranquilo, pois a cicatrização ocorrerá normalmente.

Quando os pontos saem sozinhos, seja por algum trauma, como mastigação ou escovação incorreta, é preciso consultar o dentista responsável pela cirurgia urgentemente. Qualquer problema relacionado às suturas pode danificar o sucesso do procedimento cirúrgico realizado.

Evite atividades que demandam esforço físico
Em quadros mais complexos, pode ser necessário ficar um tempo maior descansando. Esse período de tranquilidade será essencial para não causar sangramentos, dores e outras complicações.

Após a extração, é necessário de repouso absoluto nas primeiras 24 horas, sem sair de casa. Após esse período, deve ficar em repouso parcial nas 48 horas posteriores. Espere algum tempo para ingerir alimentos, não só para não mover o maxilar, mas também porque a higienização oral no período inicial é bastante delicada.

De modo geral, a dor após a extração do dente costuma ser mais intensa nos 3 primeiros dias após a realização do procedimento. Mas vale lembrar que a tendência é que reduza de intensidade ao longo desse período, acompanhando o processo de coagulação e a cicatrização da gengiva.

Sorvete cremoso
Ele lidera os alimentos indicados depois de remover o dente. Cremoso e gelado, o sorvete é perfeito para evitar inchaço no local da cirurgia e contribui para uma boa cicatrização da gengiva em menor tempo. O cuidado consiste em consumir somente o sorvete.

Os tratamentos que vamos relacionar a seguir já foram amplamente testados, validados pela ciência e têm um alto potencial de eficácia em feridas graves.

  1. Terapia por pressão negativa. ...
  2. Laserterapia. ...
  3. Ozonioterapia. ...
  4. Oxigenoterapia hiperbárica. ...
  5. Curativos especiais. ...
  6. Suplementação nutricional.