Por que meu dente caiu do nada?

Perguntado por: eporto . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 14 votos

O principal motivo que leva os dentes a caírem é a falta de higiene bucal. Problemas como as cáries e a doença periodontal, que podem ter a queda dos dentes como consequência, são evitadas com uma boa higiene bucal. As visitas periódicas ao dentista também são importantes.

Dentes de leite
O único dente que é aceitável cair é o de leite. Ocorre que os dentes permanentes vão se formando embaixo dos temporários. Quando estão prontos, começam a absorver a raiz dos decíduos. Assim, como ficam sem sustentação, amolecem até cair e abrem espaço para a arcada permanente.

A primeira consequência de perder um dente é a perda da eficiência mastigatória, sobretudo se for um dente posterior. A quantidade de unidades dentárias diminui, assim como a simetria dos movimentos. Isso dificulta o processo de trituração dos alimentos e machuca a mucosa.

Segundo a cirurgiã-dentista e especialista em implantodontia Daniela Balthazar, uma série de situações pode levar o paciente a esse cenário: “Qualquer tipo de trauma, como quedas ou pancadas, além de cáries, doenças da gengiva ou má oclusão (mordida errada) podem levar a queda de um dente”.

As quedas, pancadas e fortes impactos são também causas de amolecimento dos dentes. Os traumas são ocorrências eventuais e, quando afetam a boca, o melhor é procurar o dentista. O traumatismo pode atingir os ligamentos periodontais que seguram as raízes dos dentes.

Afinal, é preciso arrancar o dente de leite ou ele deve cair sozinho? Dente de leite, quando começa a amolecer, naturalmente irá cair sozinho ou com uma pequena ajudinha. No geral, não é necessário arrancar este dente e muito menos forçar a remoção dele.

A odontopediatra Bia Queiroz explica que quando o dente fica mole, normalmente cai sozinho, naturalmente. “O único motivo para preocupação é se por acaso o permanente desvia do caminho original e aparece em outro local, aí muitas vezes o dente de leite vai precisar ser extraído no consultório”, explica a dentista.

As crianças geralmente perdem o seu primeiro dente por volta da idade de 6 ou 7, e eles perdem o último dente, que é o segundo molar, com a idade de 12 ou 13 anos. Um dente pode levar alguns dias, ou mesmo até alguns meses, para cair depois de você ou seu filho terem percebido que ele está mole.

Além da doença gengival, o trauma é outro grande responsável pelo amolecimento dos dentes. Trata-se de uma fatalidade, um problema eventual que ocorre em função de uma pancada, tombo ou impacto inesperado, sem que seja possível prevenir. Os dentes possuem ligamentos periodontais que seguram suas raízes.

Existe o mito de que uma pessoa pode “herdar dentes fracos”. Isso não existe. A fraqueza nos dentes é resultado de maus hábitos seja aqueles que colocam tensão na arcada, higienização ou alimentação. Assim, qualquer pessoa pode prevenir quebras dentárias com cuidados com sua saúde bucal.

“Pode sim. Com o tratamento adequado, é possível estabilizar o quadro de mobilidade. Ele é feito por meio de acompanhamento radiográfico e a conduta do cirurgião dentista é bem importante, mas depende do tipo e causa do trauma. Em geral, a estabilização leva cerca de duas semanas e é acompanhada a cada três meses.

O que é doença periodontal? Trata-se da inflamação do periodonto, isto é, conjunto de tecidos que reveste a gengiva. Essa mucosa ainda é responsável pela sustentação da dentição. Por isso, naturalmente, em condições extremas, tende a levar a perda irreversível dos dentes.

Centrais. Os incisivos centrais (os dentes da frente) são os primeiros a cair. Os debaixo normalmente se vão primeiro, seguidos pelos de cima. Isso acontece por volta dos 5 aos 7 anos.

Entre os tratamentos mais indicados pode ser uma restauração direta (feita pelo dentista no momento da consulta) e a indireta, que o dentista molda o paciente e encaminhamos o material para um laboratório de prótese dental para ser feito parte ou peça inteira do dente quebrado.

Normalmente o preço médio do procedimento cirúrgico irá variar de R$1.700,00 a R$2.900,00 por elemento. Isso dependerá da complexidade do procedimento e do material utilizado.