Porque não pode esquentar arroz no microondas?

Perguntado por: eourique . Última atualização: 17 de julho de 2023
3.9 / 5 12 votos

Quando o arroz sai do micro-ondas e volta a ser exposto à temperatura natural, essas substâncias tóxicas acabam aumentando bastante e podem causar uma grande intoxicação, com a presença de diarreia, náusea e vômitos. O ideal é reaquecer o arroz e depois mantê-lo acima de 60ºC.

Impacto nutricional da radiação do aparelho
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os microondas não representam riscos significativos à saúde quando utilizados conforme as normas de segurança estabelecidas. Portanto, não é verdade que esquentar comida no microondas faz mal.

Veja abaixo alimentos que não devem ser requentados. Arroz: a situação fica mais perigosa quando ele não é cozido integralmente e alguns grãos permanecem crus. Isso, associado a uma temperatura morna, aumenta o risco de contaminação por uma bactéria conhecida como Bacillus cereus, que possui rápida proliferação.

Felizmente para quem precisa de praticidade no dia a dia, essa informação não passa de um mito. De acordo com a própria OMS (Organização Mundial da Saúde), se o aparelho for utilizado de acordo com as instruções do fabricante, não há qualquer perigo ou malefício ao utilizá-lo para esquentar sua comida .

Isso porque, como possuem baixos níveis de umidade, se ficarem muito tempo dentro do aparelho, podem causar incêndio. Alimentos com pele, membrana ou casca, como tomate, linguiça, batata, pimentão, entre outros, devem ser perfurados antes de irem ao micro-ondas. Isso porque, caso contrário, eles podem explodir.

Arroz. Eis um item que quase todo mundo já requentou no micro-ondas, certo? Infelizmente, isso pode acabar provocando infecções alimentares, em decorrência de uma bactéria presente nesse tipo de alimento, a Bacillus cereus.

Micro-ondas:

  1. Solte bem o arroz com um garfo e coloque em um pote que possa ir ao micro-ondas.
  2. Umedeça um papel toalha e aperte para tirar o excesso de água.
  3. Coloque em cima do arroz cobrindo toda a superfície, leve para o micro-ondas para aquecer na potencia máxima até ficar quente.

O mais importante é adicionar um pouco de água e tampar, pois isso ajuda a criar vapor e a esquentar o alimento por inteiro mais rápido e sem queimá-lo. "Mas cuidado com a quantidade, é apenas um pouquinho de água para cobrir o fundo da panela e não encharcar o arroz", ela alerta.

Tome sempre 3 cuidados ao requentar arroz se quiser evitar bactéria perigosa e comum. Em casa, é comum as pessoas reaquecerem as sobras de alimentos para novas refeições. Isso inclui o arroz.

Caso a radiação microondas fosse liberada em altos níveis, poderia causar aquecimento dos tecidos do corpo humano e até dificultar a circulação de sangue em locais mais sensíveis como os olhos ou os testículos, por exemplo. Mesmo assim, a pessoa necessitaria ficar exposta por muito tempo seguido.