Porque a mandioca fica amarela depois de cozida?

Perguntado por: lperes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 14 votos

Esse problema nada mais é do que uma defesa da planta, da raiz, para evitar perda da água.

A antracnose é causada pelo fungo Colletotrichum gloeosporioides que ocorre nas principais regiões produtoras de mandioca em todo o mundo. Essa doença pode afetar as plantas em qualquer fase do seu desenvolvimento, e os danos causados podem levar até a morte da planta.

O ideal é consumir essas variedades amarelas de mandioca – chamadas Jari, Dourada e Gema de Ovo – sempre cozidas, para que a sua pró-vitamina não se perca durante o processamento (prensagem das raízes).

Verifique se a casca está intacta. Quanto mais fina estiver a casca, com manchas, machucados ou com a polpa aparecendo, menos fresca é a mandioca. Observe a polpa na parte cortada da raiz: ela deve ter cor uniforme, sem manchas escuras ou azuladas, e deve estar úmida. Evite raízes cuja polpa tem aparência ressecada.

É rica em carotenoides, especialmente licopenos, que lhe dão a cor rosada.

A mandioca mais saudável pode ser identificada pela cor. A mandioca branca é a consumida principalmente no Norte e no Nordeste. A amarela é comum no sudeste. E a nova variedade dá para perceber que é bem mais amarelada, justamente por causa do betacaroteno.

Uma macaxeira amarela, macia e saborosa, a Aipim Manteiga não apresenta fibras, tem sabor adocicado e a textura da massa cozida é fina, características desejáveis para a produção de bolos, sequilhos, nhoques e purês.

A mandioca-amarga ou brava possui alto teor de ácido cianídrico (quantidade de linamarina maior que 100 mg/kg), extremamente tóxico ao homem e aos animais. Quando a linamarina sofre a ação de enzimas externas ou existentes na própria raiz, surge o ácido cianídrico, com alto ou baixo grau de toxidade.

Já a mandioca brava, também conhecida como mandioca amarga e mandioca união, possui alto teor de ácido cianídrico. Por esse motivo, é altamente tóxica e nociva para o consumo humano e animal.

Na hora de prepará-los, os cuidados continuam. “Para a mandioca amarela, é preciso cozinhá-la até ela ficar translúcida, meio transparente, aí está com o cozimento perfeito. Agora a branca, mais massuda, é preciso espetar um garfo pra ver se está no ponto”, afiança ele, que é só elogios para o produto.

Se a raiz estiver cozida al dente você pode congelar depois de resfriar. A textura final não é ideal para consumir como salada, por exemplo. Mas, fica perfeita depois de frita ou assada com um fio de azeite.

Dura uma semana na geladeira e até três meses no freezer. Dá para congelar mandioca cozida? Melhor não. Porque vira uma papa não muito apetitosa ao final do processo de descongelamento.