Pode colocar copo de vidro com água no microondas?

Perguntado por: odias . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 7 votos

Pode colocar vidro no micro-ondas? Uma dúvida frequente é se pode colocar vidro no micro-ondas. Vidro é um material resistente, porém, dê preferência para os apropriados, principalmente os temperados, eles resistem mais a temperaturas mais altas. Mas não abuse!

Você sabia que colocar um copo d'água cheio até a borda dentro do micro-ondas pode ser altamente perigoso? Isso ocorre porque o eletrodoméstico tem um modo especial de aquecer os líquidos.

Em caso de recipientes de porcelana, os que possuem enfeites metálicos como detalhes dourados ou prateados não podem ir ao microondas. Além disso, a cerâmica vitrificada também é segura para ir ao microondas; Por fim, a forma mais segura é verificar na embalagem uma mensagem escrita “própria para microondas”.

Coloque dentro do micro-ondas o utensílio que você deseja testar (vazio), ao lado de um recipiente de vidro cheio de água. Aqueça no micro-ondas, potência alta, durante 1 minuto – não ultrapasse este tempo.

É preciso ter muito cuidado ao ferver água sozinha no seu micro-ondas. Quando a água pura é aquecida por muito tempo e entra em contato com um novo corpo (um saquinho de chá, por exemplo), inicia-se uma ebulição a 100ºC que pode provocar “espirros fervendo”.

Use sempre canecas, jarras e vasilhas feitas de vidro ou outros materiais que podem ir ao micro-ondas. Alguns recipientes de plástico não suportam o calor e podem derreter.

März 2022 Pontuação: 4.1/5 ( 34 avaliações ) Tudo bem se você resolver esquentar um pouco de leite em um copo de vidro. Aliás, recipientes de vidro são especialmente recomendados para usar no micro-ondas - fica a dica. Além disso, pratos de papel também podem ir para o forno. ...

Quando o assunto é esquentar marmitas, as embalagens de vidro transparentes são sempre as mais recomendadas. O material é bastante resistente a altas temperaturas e distribui melhor o calor por todos os lados. Caso você prefira usar embalagens de plástico no micro-ondas, é melhor que sejam produzidas em polipropileno.

Nunca coloque objetos metálicos, pratos de inox ou qualquer objeto que tenha partes metálicas. Alguns tipos de plástico também não podem ser colocados no eletrodoméstico e você deve verificar essa informação nas embalagens do recipiente.

Para saber se é um refratário, o mais indicado é conferir as informações da embalagem do produto. Quando há uma tampa de plástico é ali que a informação pode estar. Os outros vidros até podem ir ao eletrodoméstico, mas corre-se o risco de trincarem, ainda mais se for para cozinhar um alimento.

Materiais como cerâmica vitrificada, porcelana, louça e vidros são seguros pro eletrodoméstico. Mas se sua porcelana ou louça tiver algum detalhe em metal, daí não pode usar!

Alguns tipos de vidro, como é o caso de vidros não refratários, não devem ir de jeito algum para o microondas. Afinal de contas, se se coloca vidros não refratários no micro-ondas, a tendência é que eles se estilhassem ao atingirem altas temperaturas. Da mesma forma, o ideal é evitar aquecer alimentos em cristais.

Esquentando plástico
Frequentemente, colocamos no microondas alimentos em embalagens plásticas, mas alguns cientistas alertam para o risco de ingestão de ftalatos. Quando expostos ao calor, esses aditivos plásticos podem se decompor e se dissolver em alimentos.

O aquecimento dos produtos de plástico libera substâncias consideradas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) como potencialmente cancerígenas, como BPA (Bisfenol A), Ftalatos e Dioxinas.

Ou seja, se você precisa usar micro-ondas para aquecer sua refeição, prefira colocar os alimentos em recipientes de vidro, cerâmica ou de plásticos duros desenvolvidos para esse fim.

“A melhor forma de aquecer o café em microondas seria aquecê-lo rapidamente e não deixar que a temperatura fique muito alta”, diz ele. “Aquecer rapidamente é melhor do que aquecer lentamente, para que percamos o mínimo de aroma possível.”