Como que se faz uma petição?

Perguntado por: nmartins4 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 17 votos

5 dicas para fazer uma boa petição inicial

  1. Narre os fatos na ordem correta. ...
  2. Tenha uma escrita limpa e objetiva. ...
  3. Use os recursos necessários para mostrar o seu lado ao juízo. ...
  4. Deixe tudo organizado.

Trata-se de um pedido por escrito, onde a pessoa apresenta sua causa perante a Justiça, levando ao juiz as informações necessárias para analise do direito. Por meio dela, o indivíduo acessa o Poder Judiciário e o provoca a atuar no caso concreto, gerando uma decisão que substitui a vontade das partes.

Petição é o ato de pedir algo de modo formal, através da assinatura de um requerimento por escrito. As petições são, por norma, direcionadas a uma instituição superior, responsável direta ou indiretamente por assuntos relacionados com os indivíduos que solicitam estes pedidos.

Quem faz a petição em regra, é o advogado, pois este possui a chamada capacidade postulatória, que é um dos requisitos essenciais para dar procedência ao processo. A petição inicial, como o próprio nome diz, serve para dar início ao processo.

Os requisitos da petição inicial são os seguintes: o juízo a que se destina; a qualificação das partes; a causa de pedir; o pedido; o valor da causa; as provas que pretende produzir; a opção pela realização da audiência de conciliação ou mediação; e a apresentação dos documentos indispensáveis.

O prazo de 30 (trinta) dias estabelecido pelo Código de Processo Civil, que deve proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz pode prorrogar o prazo por igual período, poderá levar até 60 dias.

Quanto custa uma petição inicial? A petição inicial em si não tem custos para ser protocolada. O ajuizamento de qualquer ação judicial, entretanto, demanda o adiantamento das custas processuais pelo autor. Essas custas não têm relação com a prestação de serviço do advogado.

Atualmente, existem dois tipos:

  • Primária: requerimento que contém toda a documentação referente a um assunto de petição que resultará na abertura de um processo;
  • Secundária: é um requerimento que contém uma documentação referente a um assunto de petição vinculado a algum processo já existente.

Petições iniciais devem ser simples, objetivas e, dentro do possível, curtas para que o juiz não perca a atenção durante a leitura. As iniciais também devem apresentar um pedido claro e direto, sem tentar induzir o magistrado a realizar uma decisão.

No âmbito jurídico, a petição é um documento formal, através do qual o advogado irá expor as pretensões de seu cliente ao juiz ou órgão jurisdicional competente, expondo os fatos e direitos que entender cabíveis, solicitando uma solução ao caso concreto.

Após protocolar a petição inicial, inicia-se a citação, onde o réu toma conhecimento do processo e é convocado para apresentar sua defesa. Para isso é obrigatório realizar uma audiência de conciliação prévia, conforme o novo Código de Processo Civil.

De forma geral, é um pedido escrito dirigido ao tribunal. A petição Inicial é o pedido para que se comece um processo. Outras petições podem ser apresentadas durante o processo para requerer o que é de interesse ou de direito das partes.

A petição deve conter ainda, a indicação do endereço, eletrônico e não eletrônico, do advogado e deve vir acompanhada da procuração (art. 287, CPC).

O valor da causa, no âmbito jurídico, é a quantia econômica atribuída à demanda que está sendo posta em juízo. Em outras palavras, é o valor monetário que o autor da ação estima para o conflito que está sendo levado ao Judiciário.