Qual o score necessário para alugar um imóvel?

Perguntado por: dsoares . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Mantenha o Serasa Score acima de 701 para aumentar as chances de aprovação na análise de crédito. Caso esteja com dívidas, tente quitá-las antes de alugar imóvel. Se estiver com o CPF negativado, entre em contato com a empresa devedora para negociar um acordo de pagamento.

A análise de crédito é feita com base nas suas informações pessoais e de crédito. Assim, são usados CPF, estado civil, telefone, profissão, nível de escolaridade, renda e endereço, por exemplo.

Identificação com foto e CPF
Documentos de identificação são exigidos em todos os lugares — é obrigatório andar com eles o tempo todo. Para alugar um imóvel não é diferente: é preciso apresentar documentos, como RG ou CNH, e um CPF para constar no contrato de locação.

Mas há diversas formas de alugar um imóvel mesmo negativado, isso vai depender muito do proprietário ou da corretora que realizar essa transação. Normalmente, a maioria dos contratos de aluguel demandam diversos meses, e os responsáveis preferem ter uma garantia de que vão receber em dia.

Entre 300 e 700 pontos são considerados de risco médio, e entre 700 e 1.000, de risco baixo de inadimplência. Portanto, quanto mais próximo o seu score estiver de 1.000 pontos, será ideal para aprovação do crédito imobiliário e significará o quanto você é um bom pagador.

Na maioria dos casos, fazer a checagem de um nome para saber se ele está ou não sujo é uma tarefa bem simples. Para isso, basta que o proprietário ou a imobiliária tenham acesso a um órgão de proteção de crédito, como o SPC ou Serasa e consultem lá o seu nome ou CPF.

Nesse momento, a imobiliária irá fazer a análise. Para avaliação do cadastro são consultados alguns órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa. Também são solicitados alguns documentos padrões como identidade, CPF, comprovante de residência e contatos de referência.

Profissionais liberais: Última declaração de Imposto de Renda ou extratos bancários dos três últimos meses, RG, CPF e declaração da retirada mensal da empresa para a qual presta serviço, com a assinatura reconhecida em cartório.

Documentação para alugar um imóvel como Pessoa Física
Comprovante residencial; Certidão de estado civil (se houver); Comprovante de rendimento que supere em três vezes o valor do aluguel (pode ser contracheques, holerites ou a declaração do Imposto de Renda, entre outros); Ficha cadastral da imobiliária assinada.

Obrigatório: O fiador deve apresentar cópia da matricula dos imóveis, atualizada (matricula com ônus), esta emitida pelo Registro de Imóveis.

Se você por acaso estiver negativado, pode pedir a outra pessoa que dê seu nome como garantia de que o proprietário vai receber o pagamento do aluguel todo mês. Esse fiador vai precisar ter bens quitados em seu nome, além de comprovar renda que possa cobrir o valor do aluguel em pelo menos um mês.