O que fazer quando o juiz concede a liberdade provisória?

Perguntado por: handrade . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 11 votos

O que fazer se o pedido de liberdade provisória for negado? Caso o pedido de liberdade seja negado, é bem possível que a prisão seja convertida em preventiva. Se isto ocorrer, o advogado de defesa poderá realizar um pedido de revogação da prisão preventiva.

A liberdade provisória, depois de concedida, durará até a sentença penal condenatória. Sendo considerado culpado, o agente será preso, do contrário, ou seja, sendo absolvido pela sentença, o indivíduo permanecerá em liberdade, sem qualquer tipo de restrição.

A liberdade provisória pode ser concedida, com ou sem fiança, no caso de prisão em flagrante, em que o procedimento não tiver nenhuma violação das normas previstas em lei, conforme o artigo 310, inciso III do Código de Processo Penal.

Bom, a liberdade provisória já foi proibida nos casos de crimes hediondos. Além disso, a Lei 11.343/2006, sobre o crime de Tráfico de Drogas, proibia sua concessão em alguns casos. Porém, é entendido que a proibição é inconstitucional, ou seja, que é incompatível com os princípios protegidos pela Constituição Federal.

Quanto tempo dura a liberdade provisória? A liberdade provisória tem durabilidade enquanto o acusado cumprir com as determinações legais, até o trânsito em julgado da ação criminal.

24 horas

De acordo com o provimento, o juiz competente para decidir a respeito da liberdade ao preso provisório ou condenado deverá expedir e garantir o cumprimento do alvará de soltura no prazo máximo de 24 horas.

Conselho Nacional do Ministério Público - CNMP.

O acusado fica livre para ir onde quiser e quando quiser. Ele só precisa comparecer ao processo sempre que for convocado. Já a opção da prisão preventiva só poderá ser aplicada em alguns crimes e quando⁶: a) O juiz tiver certeza da existência do crime e acreditar que a pessoa presa é o provável autor do delito.

Responder a processo criminal ou cumprir pena não impede direito de visita. O artigo 41 da Lei de Execução Penal confere um rol de direitos ao preso, seja ele provisório ou condenado, dentre os direitos do preso estão o de visita do cônjuge, parentes e amigos.

Se houver indícios de que o acusado pode prejudicar a colheita de elementos de prova ou influenciar testemunhas, a liberdade provisória pode ser negada.

Porém, de forma geral, é possível sim viajar para fora do país durante a liberdade provisória. No entanto, existem algumas condições que devem ser atendidas. Primeiro de tudo, você precisa ter autorização judicial para deixar o país.

provisória, Honorários Mínimos de R$3.000,00. Art.