Como pedir demissão de forma gentil?

Perguntado por: rmata . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Para pedir demissão de forma amigável, você deve primeiro explicar a sua decisão de forma transparente para a sua gestão. Evite assuntos controversos ou opiniões que vão além dos seus motivos individuais de saída. Feito isso, será necessário fazer a carta de demissão, ou pedido formal de desligamento.

Seja um motivo ou vários para você estar querendo sair do emprego é essencial entendê-los antes de falar para alguém e sair de vez da empresa.

  • Insatisfação com cargo e salário.
  • Mudança de cultura da empresa.
  • Mau relacionamento com colegas e chefe(s)
  • Novas oportunidades.

Prezado(a) (nome do gestor ou responsável no RH), Venho por meio desta carta comunicar formalmente meu pedido de demissão do cargo de (seu cargo atual na empresa). Estarei à disposição da empresa durante o aviso prévio, no período de (data de início do aviso prévio) a (data do término do aviso prévio).

Prezado ou prezada (nome de seu gestor ou gestora), Por motivos profissionais ou por motivos pessoais, comunico formalmente por meio desta carta o meu pedido de demissão do cargo de (cargo que você ocupa na empresa). Solicito meu desligamento imediato e, portanto, sem o cumprimento do aviso-prévio.

Em regra, o pedido de demissão deve ser feito com antecedência de 30 dias, período em que o trabalhador ficará cumprindo o aviso prévio.

Para pedir demissão de forma amigável, você deve primeiro explicar a sua decisão de forma transparente para a sua gestão. Evite assuntos controversos ou opiniões que vão além dos seus motivos individuais de saída. Feito isso, será necessário fazer a carta de demissão, ou pedido formal de desligamento.

Sim, é possível pedir demissão e sair do emprego no mesmo dia. De acordo com a legislação trabalhista brasileira, o aviso prévio é um direito do trabalhador, mas ele pode ser cumprido de forma integral ou indenizada.

A CLT, então, permite que o empregador reconsidere essa “futura demissão” — como descrito no Art. 489 da Lei nº 5.452 de 01 de maio de 1943. No entanto, a empresa deverá questionar o empregado em questão se ele aceita a reconsideração, ou seja, se aceita voltar a trabalhar.

Veja abaixo como escrever uma carta de demissão:

  1. Comece com um cabeçalho informando seu nome e o nome da empresa;
  2. Escreva claramente que você está pedindo de demissão;
  3. Informe quando será o seu último dia de trabalho e sobre o aviso prévio;
  4. Agradeça pela oportunidade;
  5. Deseje sucesso para a empresa e seus colegas.

Comunique-se abertamente
Uma vez que você tenha uma compreensão clara dos motivos de sua insatisfação no trabalho, é hora de comunicar-se abertamente com seu supervisor ou líder. Agende uma reunião para discutir suas preocupações e expressar seus sentimentos de forma respeitosa e construtiva.

“Por que saiu do último emprego?” – 5 dicas para responder a essa pergunta

  1. Tenha clareza nos seus motivos. ...
  2. Diga a verdade. ...
  3. Não fale mal do antigo empregador. ...
  4. Explique sua procura por novos desafios. ...
  5. Não fale que a culpa foi a rotina de trabalho. ...
  6. Bônus: exemplos de respostas para essa pergunta.

O colaborador precisa redigir uma carta que será entregue ao seu superior direto. Esse é o primeiro passo. A carta de demissão é obrigatória para assegurar todos os direitos trabalhistas ao funcionário, bem como assegurar também os direitos e deveres da empresa após o recebimento da mesma.

Aviso prévio quando o funcionário pede demissão
Mas, nestes casos, o funcionário só recebe o salário correspondente ao período em que trabalhou. No caso de o empregado pedir demissão e não cumprir o aviso prévio, o empregador pode descontar os valores correspondentes ao período das verbas rescisórias.

Muitas empresas liberam o trabalhador do cumprimento do aviso e pagam o mês sem que ele bata o ponto. Também neste caso, se o trabalhador demitido não quiser cumprir o aviso prévio, ele terá de indenizar o empregador, ou como se costuma dizer, na linguagem popular, “pagar o aviso”.

Como pedir demissão sem se queimar?

  1. Seja cauteloso e profissional. Para que não haja interferências ou mal-entendidos a respeito da notícia, o primeiro anúncio sobre a sua demissão deve ser feito diretamente ao seu chefe. ...
  2. Negocie seu desligamento. ...
  3. Mantenha seu legado. ...
  4. Livre-se das pendências. ...
  5. Esteja preparado.

O que eu tenho direito a receber quando peço demissão
– o trabalhador receberá todos os dias trabalhados no mês da rescisão de contrato. Para saber quanto receberá, divida o valor do salário por 30 e multiplique pelo número de dias trabalhados.