Tem como responder por homicídio em liberdade?

Perguntado por: imuniz2 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 17 votos

Acusado de homicídio, com bons antecedentes, poderá responder a processo em liberdade. Por unanimidade, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal concedeu, nesta terça-feira (27), o Habeas Corpus (HC) 93315 , permitindo a D.M.S.S.

Acusado de homicídio qualificado obtém direito de responder a processo em liberdade. Acusado de homicídio qualificado obtém direito de responder a processo em liberdade A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aplicou, nesta terça-feira (24), jurisprudência firmada entre…

De acordo com o Código Penal Brasileiro, as pessoas que cometem crimes que não sejam considerados graves, como lesão corporal leve, ofensa à honra, ofensa ao sentimento religioso, dentre outros, têm grande possibilidade de responder em liberdade.

Em resumo, a liberdade dura enquanto ele cumprir com as determinações impostas pelo juiz, até o trânsito em julgado do processo. Se o acusado for condenado, ele cumprirá a pena.

1. Em se encontrando preso ao tempo da sentença, em razão de prisão em flagrante ou de prisão preventiva, não tem o réu o direito ao apelo em liberdade (Código de Processo Penal, artigo 594). 2.

Se essa pessoa for um réu primário, é possível que ela responda ao processo em liberdade, desde que não haja nenhum risco à investigação ou à ordem pública. Além disso, durante o julgamento, o fato de ser um réu primário pode ser levado em conta na hora de determinar a pena.

Se tratando de réu primário, a pena-base, via de regra, é fixada no mínimo legal, o que faz uma enorme diferença na pena aplicada ao acusado. O réu primário também não sofrerá com a agravante da pena pela reincidência, conforme o artigo 61 do CP.

A nossa constituição prevê crimes inafiançáveis, como o de racismo (art. 5º, XLII, CF) e os crimes hediondos e equiparados (art. 5º, XLIV, CF). Estes crimes não admitem a concessão de liberdade provisória com fiança.

Segundo a Constituição Federal de 1988, após decorridos 05 anos desde a data da extinção de pena ou da data do cumprimento, o agente retorna à qualidade de primário, deixando de ser réu reincidente.

Após o pagamento da fiança pelo acusado, ele passa a responder ao processo em liberdade, mediante o cumprimento de algumas obrigações. Ela está regulamentada nos artigos 321 a 350 do Código de Processo Penal e artigos 522 a 524 do CNCGJ/2020.

Esse processo lhe assegura direitos de liberdade. Devemos ressaltar que, sendo determinada a sua soltura, isso não impedirá que o processo siga seu curso. Contudo, você poderá responder ao processo em liberdade, com muito menos sofrimento para si e para a sua família.