Quanto tempo leva para o juiz proferir uma sentença?

Perguntado por: rreal . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Em geral, após todos os procedimentos terem sido analisados, existe um prazo médio de dez a trinta dias para que a decisão judicial seja determinada. No entanto, em algumas situações, esse período pode ser prolongado e há diversos fatores que podem incidir sobre esse adiamento.

§ 9o Encerrados os debates, o juiz proferirá a sua decisão, ou o fará em 10 (dez) dias, ordenando que os autos para isso lhe sejam conclusos. Art. 528. Encerradas as diligências, os autos serão conclusos ao juiz para homologação do laudo.

Indica que o processo foi julgado por um juiz ou uma juíza.

Ao contrário do que o termo faz pensar, não significa que o processo esteja concluído ou encerrado. Esse andamento indica que o processo está com um juiz ou uma juíza, para que decida sobre alguma questão.

No caso de processo eletrônico, sem sigilo, é possível visualizar a sentença por meio da consulta pública do processo. Caso o processo tramite em meio físico ou esteja protegido por sigilo, entre em contato com a vara ou juizado para ter acesso aos autos ou solicite a texto da sentença a seu advogado.

Celso de Mello lembrou que STF tem reafirmado que validade das decisões começa a partir de divulgação oficial.

De acordo com as normas brasileiras, o tempo que um processo pode ficar parado varia conforme o tipo de causa, jurisdição e complexidade. No entanto, a Constituição Federal assegura a todos o direito a um julgamento justo e em prazo razoável, fundamentado no princípio do "tempo razoável" (artigo 5º, inciso LXXVIII).

Como acelerar meu processo na justiça? 5 iniciativas ao seu alcance

  1. Reúna rapidamente os documentos necessários. ...
  2. Seja rápido em tomar as providências sugeridas pelo seu Advogado. ...
  3. Esteja aberto a acordos e negociações. ...
  4. Tome suas decisões o mais rapidamente possível. ...
  5. Mantenha um diálogo franco e aberto com o seu Advogado.

Parte não pode apresentar dois recursos sobre mesma decisão
Apresentar dois recursos contra uma mesma decisão, ainda que formulados por advogados diferentes, contraria o Código de Processo Civil. O entendimento é da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, que julgou dois recursos da Caixa Econômica Federal.

Basicamente, essa expressão indica que um processo ou caso chegou ao fim da sua fase instrutória e está pronto para ser analisado pelo juiz responsável.

399: 'O juiz que presidiu a instrução deverá proferir sentença'.

Dependendo do recurso e do caso, a decisão pode voltar ao juiz de primeira instância para novo julgamento ou prosseguimento do processo. Trânsito em julgado: Quando não há mais possibilidade de recurso, a sentença transita em julgado, ou seja, torna-se definitiva e imutável.

Sentença – De acordo com o CPC, a sentença é o pronunciamento por meio do qual o juiz “põe fim à fase cognitiva do procedimento comum, bem como extingue a execução”. Isso significa que, por meio da sentença, o juiz decide a questão trazida ao seu conhecimento, pondo fim ao processo na primeira instância.

Assim, o cumprimento de sentença será definitivo. O passo seguinte então é dar continuidade ao processo.