Pode recorrer de habeas corpus?

Perguntado por: evarela9 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 12 votos

A resposta é não. Habeas Corpus e Recurso são análises diferentes que correm em paralelo. Ambas podem ter como resultado a soltura do indivíduo, mas as finalidades são diversas. Por exemplo, somente a apelação poderia levar à absolvição do indivíduo, ainda que o Habeas Corpus consiga devolver sua liberdade antes.

Tratando-se de decisão proferida em segundo grau de jurisdição, o recurso cabível contra a decisão colegiada que denegou o habeas corpus é o Recurso Ordinário Constitucional, previsto no art. 105 , II , a , da Constituição da Republica . Não conhecimento.

De acordo com as legislações e normas que regulamentam este recurso, podemos afirmar que não existem quaisquer limitações para impetração de habeas corpus dentro de um mesmo processo desde que o objeto do direito violado seja diverso.

Esse processo lhe assegura direitos de liberdade. Devemos ressaltar que, sendo determinada a sua soltura, isso não impedirá que o processo siga seu curso. Contudo, você poderá responder ao processo em liberdade, com muito menos sofrimento para si e para a sua família.

ALBERTO TORON (2022) partilha do mesmo posicionamento de NUCCI, ao afirmar que habeas corpus não é recurso pois é cabível a impetração contra ilegalidade que não se tornou processo.

Existem alguns caminhos:

  1. Usar a previsão legal do Recurso Ordinário Constitucional.
  2. Buscar a impetração de novo habeas corpus para os Tribunais Superiores.
  3. Trabalhar no processo propriamente dito (na Vara Criminal de origem)

1 mês

Quanto Tempo Demora o Julgamento de um Habeas Corpus? Essa questão vai depender do Tribunal de Justiça, de modo geral costuma demorar em média 1 mês da data do protocolo até o julgamento na maior parte dos Tribunais Estaduais. Em SP é comum demorar alguns meses.

Art. 647. Dar-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar na iminência de sofrer violência ou coação ilegal na sua liberdade de ir e vir, salvo nos casos de punição disciplinar.

Nesse sentido, o habeas corpus sempre será gratuito e o tribunal a quem ele é dirigido nunca poderá cobrar algum tipo de valor para seu ajuizamento.

Bom dia, só existem duas formas, consulta pelo site do tribunal, ou indo pessoalmente no fórum ou no tribunal onde deveria ter ocorrido o Habeas Corpus. Não sendo o caso deve-se conversar com seu advogado e solicitar o número do processo, para poder consultar sempre que necessário.