Pode desistir de habeas corpus?

Perguntado por: eportela6 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 3 votos

HABEAS CORPUS. DESISTÊNCIA. A Turma julgou prejudicada a ordem, ficando assentado, contudo, que o habeas corpus pode ser requerido por qualquer pessoa em benefício de outrem, mas quem o tenha requerido não pode pedir desistência, porque ninguém pode desistir de direito alheio.

De acordo com as legislações e normas que regulamentam este recurso, podemos afirmar que não existem quaisquer limitações para impetração de habeas corpus dentro de um mesmo processo desde que o objeto do direito violado seja diverso.

A teor do disposto no artigo 30 da Lei 8.038/1990, o prazo referente ao recurso ordinário constitucional em "habeas corpus" é de cinco dias. [RHC 123.550, rel.

Esse processo lhe assegura direitos de liberdade. Devemos ressaltar que, sendo determinada a sua soltura, isso não impedirá que o processo siga seu curso. Contudo, você poderá responder ao processo em liberdade, com muito menos sofrimento para si e para a sua família.

Tratando-se de decisão proferida em segundo grau de jurisdição, o recurso cabível contra a decisão colegiada que denegou o habeas corpus é o Recurso Ordinário Constitucional, previsto no art. 105 , II , a , da Constituição da Republica . Não conhecimento.

Art. 647. Dar-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar na iminência de sofrer violência ou coação ilegal na sua liberdade de ir e vir, salvo nos casos de punição disciplinar.

Nesse sentido, o habeas corpus sempre será gratuito e o tribunal a quem ele é dirigido nunca poderá cobrar algum tipo de valor para seu ajuizamento.

Desse modo, no julgamento do habeas corpus, caso o juiz entenda que a privação de liberdade não seja legal ou seja injustificada, a pessoa será libertada, reavendo, assim, a sua liberdade.

Dessa forma, o habeas corpus é classificado em dois tipos, segundo as determinações legais que o regulamentam; Habeas corpus preventivo; E habeas corpus repressivo.

É por meio de uma petição de habeas corpus, também chamada de ação constitucional, que o indivíduo poderá reverter uma ordem ilegal de prisão, quando já concretizada, ou evitar que esta seja executada, quando ver sua liberdade ameaçada por ela.

ALBERTO TORON (2022) partilha do mesmo posicionamento de NUCCI, ao afirmar que habeas corpus não é recurso pois é cabível a impetração contra ilegalidade que não se tornou processo.

60 – HABEAS CORPUS:
Mínimo R$ 2.666,74.

Compete originariamente ao Supremo Tribunal Federal o julgamento de "habeas corpus" contra decisão de Turma Recursal de Juizados Especiais Criminais.