O que o advogado faz na audiência?

Perguntado por: hcoutinho2 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 16 votos

Nesse momento, o advogado direcionará os passos que o seu cliente deve tomar, indicando como e quando responder perguntas, fazer questionamentos ou manter-se em silêncio, e se assegurará de que o representado não foi desrespeitado em seus direitos fundamentais pelos agentes que efetuaram a prisão.

O que é uma audiência em direito? No âmbito jurídico as audiências são um termo bastante comum e recorrente que designa o momento em que os advogados têm que defender os seus clientes. Esse é um ato solene onde, na maioria dos casos, o juiz está presente.

O advogado deve manter a cordialidade e tratar com respeito à parte adversa, sem assimilar emoções de seu cliente. Afinal, ele é também um instrumento do acesso à justiça. É muito importante evitar termos grosseiros ou comportamento exagerado, seja durante as perguntas ou durante a apresentação de provas.

Linguagem adequada
A linguagem do advogado deve ser adequada ao ouvinte, pois a finalidade é ele entender os pormenores do caso e, principalmente, a argumentação do defensor. Clareza, objetividade e palavras simples e bem colocadas são diferenciais no convencimento.

Mas não se esqueça de que se for apenas o advogado comparecer na audiência, deve constar expresso na procuração, poderes para transigir. Caso contrário, são grandes as chances de aplicação da multa prevista no art. 334, §8º do CPC.

É o juiz quem direciona todos os atos processuais da audiência. É responsável por controlar a atuação das partes a fim de que a prova seja produzida de acordo com os limites legais. Isso significa que a parte não pode fazer o que quer na audiência. E os atos processuais são guiados pelo juiz.

Meritíssimo; Excelentíssimo; Vossa Excelência; Sua Excelência e Excelência.

Então, podemos afirmar que são impertinentes aquelas perguntas que não buscam descobrir resposta sobre o ponto controvertido do processo. Por isso reputo muito importante que, antes de ir para uma audiência de instrução, seja ela cível ou criminal, você identifique detalhadamente todos os pontos controvertidos da lide.

Em uma audiência, se a intenção é se referir ao magistrado de maneira solene, é correto tratá-lo por “Excelência” ou por “Meritíssimo juiz”.

Como a audiência de conciliação de julgamento é um procedimento formal, é preciso observar, então, a ordem na hora da produção de provas. Os primeiros a fazerem o depoimento, desse modo, serão os peritos. Em seguida, o autor e o réu prestam seu depoimento pessoal. Por fim, as testemunhas devem falar.

No rito comum, segundo o CPP, primeiro será ouvido o ofendido (vítima), seguido das testemunhas, primeiro da acusação e depois da defesa, com o interrogatório ao final (artigo 400 CPP): Art. 400.

Para o advogado, existem frases que nunca podem ser ditas, como veremos a seguir.

  1. Não tenho tempo para esse assunto. ...
  2. Esse processo é causa perdida. ...
  3. Não vejo lógica nesse processo. ...
  4. Não é minha responsabilidade. ...
  5. Esse cliente está em maus lençóis.