Como é feita uma audiência?

Perguntado por: imonteiro . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 11 votos

Ela é feita através de uma sessão pública e é comandada por um juiz. Uma audiência de instrução conta com as partes envolvidas, testemunhas e os advogados. Ela é fundamental quando as partes não conseguem chegar a um consenso, então ela é convocada para que o magistrado tome uma decisão para instruir melhor a situação.

Em geral, as audiências virtuais costumam ser mais curtas do que as presenciais, porém, ainda assim, podem durar algumas horas. Em casos simples, como uma audiência de conciliação, por exemplo, a duração pode ser de cerca de 30 minutos a uma hora.

O juiz, ao iniciar a audiência criminal, na presença do acusado e da vítima, falará o número do processo e nome das partes, situando os presentes sobre o processo em pauta. O juiz pode ler ou não a denúncia, bem como mencionar ou não a infração penal que está sendo tratada. Depende de cada juiz.

Perguntas para Testemunha de Defesa do Réu - Roubo - art. 157 Código Penal

  • A quanto tempo conhece o Réu?
  • Qual o seu vínculo com o Réu? Vizinho ? Conhecido ?
  • Sabe dizer como é a relação do Réu com os pais, esposa/companheira(0), filho(a), vizinhança?

5 dicas de como se vestir para audiências judiciais

  1. Use cores neutras e peças no comprimento certo. A ideia é ser elegante, mas sem chamar tanta atenção para si. ...
  2. Cuidado com o tecido e o caimento da roupa. ...
  3. Evite acessórios ou sapatos chamativos. ...
  4. Tenha sempre uma peça coringa. ...
  5. Atualize o seu guarda-roupa.

Pouquíssimas pessoas sabem, mas o Código de Processo Civil possui alguns parágrafos em seu art 226 que falam sobre os prazos máximos de um processo, e quando vamos observar de perto, podemos ver que o prazo para que a sentença seja proferida após todas as provas já terem sido produzidas é de exatamente 30 dias.

Como a audiência de conciliação de julgamento é um procedimento formal, é preciso observar, então, a ordem na hora da produção de provas. Os primeiros a fazerem o depoimento, desse modo, serão os peritos. Em seguida, o autor e o réu prestam seu depoimento pessoal. Por fim, as testemunhas devem falar.

No rito comum, segundo o CPP, primeiro será ouvido o ofendido (vítima), seguido das testemunhas, primeiro da acusação e depois da defesa, com o interrogatório ao final (artigo 400 CPP): Art. 400.

Continuando sobre os acontecimentos da primeira audiência, após o momento da defesa, o juiz prosseguirá para a instrução do processo, que significa reunir provas sobre os fatos alegados pelas partes.

Audiência Judicial: 3 erros que você jamais pode cometer em uma audiência

  • Nunca faça perguntas impertinentes.
  • Roupas não condizentes.
  • Mandar para a audiência advogado que não conhece o processo.

Quando for começar a conversa, evite qualquer tema que seja relacionado à lide. Procure dialogar sobre eventos do cotidiano, temas que possam ser de interesse dos dois. O nome disso é quebrar o gelo e sempre funciona. Durante a audiência você verá como o clima estará bem melhor do que seria sem uma boa conversa.

Esse é um post bem rápido, só para ensinar a forma certa de se dirigir a um juiz em audiências: Chame-o de “EXCELÊNCIA”. Essa é a nomenclatura correta. Quando quiser falar com ele, diga “EXCELÊNCIA, PELA ORDEM” e aí você faz o seu requerimento e observações.

Diga sempre a verdade.
Dizer a verdade é contar tudo aquilo que se passou, com todos os detalhes de que consiga recordar-se. É esse o seu papel enquanto testemunha. Leve o tempo que precisar para pensar na pergunta que fizeram e na sua resposta. Procure responder de forma clara e com frases curtas.