Quanto ao mandado de injunção é correto afirmar que?

Perguntado por: azaganelli . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 5 votos

No que se refere ao mandado de injunção, é correto afirmar que. sem prejuízo dos efeitos já produzidos, a decisão poderá ser revista, a pedido de qualquer interessado, quando sobrevierem relevantes modificações das circunstâncias de fato ou de direito.

O mandado de injunção é uma ferramenta para fazer valer os direitos assegurados pela Constituição e que precisam de uma lei ou norma específica para serem implementados ou exercidos. Considerado um remédio constitucional, o mandado de injunção está previsto no inciso LXXI do artigo 5º da Constituição Federal de 1988.

Os efeitos do mandado de injunção ficam restritos aos impetrantes (os autores), ainda de acordo com a Lei n. 13.300/2016. O período de duração do mandado, por sua vez, fica à mercê do sancionamento ou não de uma norma/lei que regulamente o pedido aberto.

O mandado de injunção pode ser do tipo individual ou coletivo. O mandado de injunção individual é aquele impetrado por uma única pessoa, a qual está em busca da criação de determinada lei que a permita usufruir dos seus direitos constitucionais.

Ao Superior Tribunal de Justiça compete processar e julgar, originariamente, o Mandado de Injunção, quando a elaboração da norma regulamentadora for atribuição de ór- gão, entidade ou autoridade federal, da administração direta ou indireta (art. lOS, I, h, da CF).

O mandado de injunção pode ser realizado em duas situações:

  1. na ausência de uma norma reguladora de um fato que está escrito na constituição;
  2. quando uma norma reguladora já existe, mas é bastante limitada, não atendendo ao pré-requisito de outros direitos do cidadão.

O mandado de injunção foi concebido pelo Legislador Constituinte como remé- dio à ausência de aplicabilidade imediata das normas constitucionais, o que poderia comprometer o pleno gozo dos direitos, liberdades e das prerrogativas elencados no artigo 5o, LXXI.

O Mandado de Injunção é uma garantia constitucional criada para suprir a ausência de norma regulamentadora lei, ato administrativo ou ato jurisdicional - que inviabilize a aplicação da Constituição princi- palmente no que respeita aos direitos e garantias individuais e sociais.

Ao Superior Tribunal de Justiça, por sua vez, caberá processar e julgar originariamente o mandado de injunção quando a feitura da norma tocar a órgão, entidade ou autoridade federal, da administração direta ou indireta, desde que não sejam esses casos já açambarcados pela competência do Supremo Tribunal Federal e dos ...

Recurso Ordinário Constitucional (art.

Para ingressar com um mandado de injunção na Justiça, ao contrário de outros remédios jurídicos, não é gratuito e também precisa da assistência de advogado ou defensor público. Veja o que diz a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988: "Art.

Não é cabível a concessão de liminar em mandado de injunção, tendo em vista que a Lei nº 13.300 /2016 não previu esta possibilidade, bem como já reiteradamente manifestado pelo Supremo Tribunal Federal neste sentido.

Desta forma, fica evidente as diferenças presentes entre os dois dispositivos constitucionais, O Mandado de Segurança para reparar erro de autoridade coatora e o Mandado de Injunção para reparar direitos e liberdades constitucionais infringidos, sendo individuais ou coletivas.