Tem que tirar a casca da berinjela?

Perguntado por: nlima . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 4 votos

Na hora de usar nada de tirar a casca, ela é fundamental para o sabor e textura, exceto em algumas receitas, como babaganouch. Quanto mais tempo de cozimento, menos amarga a berinjela fica. E tem técnica para amenizar o amargor (confira o vídeo no fim do texto).

A casca da berinjela concentra a maior parte dos antioxidantes, por isso é bom consumi-la”, explica. Acompanhe o Jornal Hoje também pelo twitter e pelo facebook. A nutricionista alerta: suco de berinjela não é remédio para controlar o colesterol.

Casca, polpa e sementes, tudo é comestível na beringela.
É um óptimo complemento de pratos com mais gordura porque a sua polpa acaba por absorver parte das gorduras e dos molhos, como neste cabrito grelhado com mel.

Para manter suas propriedades saudáveis, a berinjela deve ser consumida grelhada, assada ou cozida. Quando muito grande, a berinjela costuma ter um sabor amargo, que pode ser removido colocando sal nas rodelas de berinjela e deixando agir por 20 ou 30 minutos.

A casca da berinjela tem sua coloração arroxeada devido aos flavonoides chamados de antocianinas. Elas protegem nosso organismo de doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, infecções virais e obesidade. Tudo isso devido à sua ação antioxidante, que protege o DNA das células e evita inflamações.

Para que os nutrientes presentes na casca da berinjela não sejam perdidos no cozimento, a nutricionista recomenda fazer o cozimento com o mínimo possível de água ou até mesmo optar por só assá-la ou cozinhá-la à vapor.

FRUTOS E AS SEMENTES. COMEMOS. OS FRUTOS SÃO GOSTOSOS, NUTRITIVOS E TAMBÉM TÊM O TRABALHO DE PROTEGER AS SEMENTINHAS. EXEMPLOS: TOMATE, PEPINO E BERINJELA.

Lave na água corrente com uma escovinha. Depois, deixe o legume de molho em uma solução de água e hipoclorito de sódio ou sanitizante da sua preferência.

A berinjela é importante na redução da ação das gorduras no fígado ajudando na digestão de alimentos mais “pesados” e gordurosos, ajuda a combater o mau colesterol.

Previne a gordura abdominal
Por conter saponina, a berinjela funciona como um detergente em nosso organismo, rompendo as moléculas de gordura do sangue e impedindo o organismo de absorvê-las. As fibras alimentares solúveis presentes na casca da berinjela formam um gel no estômago que retarda o esvaziamento gástrico.

A berinjela deve ser consumida cozida, assada ou grelhada. Já a versão crua deve ser evitada para não causar mal-estar. A forma de preparo também é importante para preservar os benefícios.

Coloque as beringelas diretamente sobre o fogo, até a casca ficar queimada. Deixe esfriar. Quandoe stiver fria, a casaca poderá ser removida facilmente e as beringelas ficarão com sabor ligeiramente defumado.