Como tirar o sal do bacalhau em lascas?

Perguntado por: nparaiso . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

Lembre-se, o bacalhau em lascas dessalga muito rápido, dependendo do tamanho da lasca e da quantidade de água. Uma dica importante: se o bacalhau ficou mais salgado do que o esperado, deixe-o de 20 a 30 minutos de molho em leite fervente.

Bacalhau Desfiado: 6 horas (trocar a água de 3 em 3 horas)

A dica é deixar o peixe, no mínimo, 36 horas na água com gelo, trocando pelo menos três vezes o líquido. Outro modo de dessalgar o bacalhau é deixá-lo em água em um recipiente tampado dentro da geladeira e substituindo a água por três vezes.

Se você não sabe como dessalgar o bacalhau e está pensando em acelerar o processo, evite a tentação de ferver a água. Esse método pode comprometer a textura e o sabor do peixe, deixando-o até mesmo borrachudo. Em vez disso, sempre opte por utilizar água gelada.

Troque a água do bacalhau, no mínimo, a cada 6 horas, sempre com água fria ou gelada, isso porque o sal vai saindo do peixe e indo para a água.

Deve ser usada água na proporção de 2/3 de água para 1/3 de Bacalhau. Durante todo o período de dessalga, é preciso manter o bacalhau na geladeira, para ficar bem conservado.

E depois de dessalgado e congelado, prazo de validade de 12 meses. O Bacalhau salgado e seco deve ser guardado dentro da geladeira, e o local ideal é a gaveta de legumes e jamais dentro do freezer ou à temperatura ambiente; o bacalhau salgado e seco pode ficar na geladeira por até 3 meses.

Como Dessalgar Carnes e Peixes

  1. Método 1. Em um recipiente, coloque os pedaços de carne/peixe e cubra com água fria. ...
  2. Método 2. Lavar a carne em água corrente para tirar o excesso de sal e corte em cubos. ...
  3. Apague o fogo, aguarde 1 minuto, escorra a água e lave a carne em água corrente.

O processo de escaldar o bacalhau é muito simples:
Para pedaços finos colocamos na água fervente e assim que a cor ficar um tom mais branco, retiramos o peixe e colocamos no azeite.

O que deve ser observado por comerciantes e consumidores
Na textura – Peças amolecidas e/ou limosas, indicando aumento de umidade e proliferação de bactérias deteriorantes, nem sempre visível, mas perceptível ao tato. No odor – Cheiro estranho que indica contaminação e/ou início de putrefação.