Como guardar o bacalhau dessalgado na geladeira?

Perguntado por: equarteira . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 18 votos

Para ser conservado no congelador, o pescado, antes de mais nada, deve ser dessalgado. Para isso, é necessário colocar o bacalhau em uma vasilha de vidro com água gelada filtrada, de modo que ele fique totalmente imerso. Encha outro recipiente com o mesmo volume de água e deixe na geladeira resfriando.

O Bacalhau dessalgado deve ser guardado no congelador ou freezer e pode ficar congelado por até 8 meses; consulte a data de validade antes. Causado pelo excesso de umidade ou calor excessivo. Não causa nenhuma alteração visível.

O processo de dessalgue deve continuar dentro da geladeira, mas não se preocupe, o peixe não exala cheiro quando está imerso em água gelada e ainda fica macio e consistente. Se for dessalgado fora da geladeira, o bacalhau vai exalar cheiro forte, podendo até pré-cozinhar e estragar nos dias mais quentes.

Nunca mantenha o bacalhau fora da geladeira, pois a mudança na temperatura durante o dia pode arruinar a carne. O ideal é enrolar o peixe em posta, lombo ou filé, em plástico-filme, saco para alimentos ou mesmo papel-alumínio.

Como guardar
Enquanto seco, o bacalhau deve ser guardado dentro da embalagem e num local frio (entre 0 e 7 ºC), e abrigado da luz. Depois de demolhado pode ser consumido de imediato ou congelado. Nunca deve congelar o bacalhau sem estar devidamente demolhado.

Não é mais necessário, felizmente. Hoje há no mercado o bacalhau dessalgado, congelado, o que abrevia o tempo de hidratação e o trabalho de ficar trocando a água para retirar o sal. As postas dessalgadas são indicadas a qualquer tipo de preparo - basta descongelar.

Para dar mais sabor ao pescado, deixe-o temperado com azeite e ervas (como coentro e salsa) ou submerso no leite durante pelo menos duas horas antes do preparo. Para calcular a quantidade de bacalhau em uma refeição, calcule entre 150g e 250g por pessoa.

O que deve ser observado por comerciantes e consumidores
Na textura – Peças amolecidas e/ou limosas, indicando aumento de umidade e proliferação de bactérias deteriorantes, nem sempre visível, mas perceptível ao tato. No odor – Cheiro estranho que indica contaminação e/ou início de putrefação.

A maneira ideal para descongelar o bacalhau (ou qualquer outra carne congelada) é deixar na geladeira de um dia para outro. Quando isso não é possível, uma boa dica para descongelar rapidamente é colocar a peça (sempre embalada) dentro de um bowl com água.

Você vai colocar o bacalhaudessalgado em uma panela com água e levar ao fogo. Deixe cozinhar por uns 5 minutos. Depois, espere esfriar e comece, com as mãos, retirando a pele e as espinhas. Depois é só desfiar a carne.

A melhor maneira de descongelar é deixar em uma vasilha com água na geladeira, como fez quando tirou o sal. Ele irá durar mais dois dias na geladeira se descongelado dentro dela. Você pode descongelar no microondas ou na água em temperatura ambiente, mas eles deverão ser comidos logo em seguida.

Não é errado dessalgar o bacalhau no leite, mas o melhor é usar água mesmo. Se não for devidamente hidratado, sua carne pode ter a textura prejudicada, ficando dura e borrachuda. E nesse quesito a água pura é melhor do que o leite.

O bacalhau também pode ser congelado, mas a textura não ficará tão similar. Caso seja uma bacalhoada. é preciso tomar o cuidado de separar a batata e outros ingredientes que não mantenham a mesma consistência depois de descongelados (confira o tópico seguinte).

Para que seu bacalhau fique macio e não assuma um aspecto borrachudo, não cozinhe o bacalhau em altas temperaturas. Para atingir o ponto perfeito, cozinhe o bacalhau por apenas cinco minutos em fogo médio até que comece a soltar as lascas. Depois, leve o bacalhau para o forno a 180°C e deixe por 12 minutos.