Porque tem que salgar o bacalhau?

Perguntado por: rbittencourt . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 10 votos

O sal tem fortes propriedades antibacterianas que permitem que o peixe seja armazenado por longos períodos, mesmo em temperaturas quentes. Até hoje, essa técnica de salgar o bacalhau é utilizada, uma vez salgado, o peixe fica na cura por quase um mês, como queijo ou vinho.

Se você não sabe como dessalgar o bacalhau e está pensando em acelerar o processo, evite a tentação de ferver a água. Esse método pode comprometer a textura e o sabor do peixe, deixando-o até mesmo borrachudo. Em vez disso, sempre opte por utilizar água gelada.

Mergulhe o peixe em uma solução de um copo de sal em um litro de água fria, por trinta minutos. Escorra o peixe e lave a carne novamente. Cubra o peixe com uma grande quantidade de sal grosso de decapagem. Pressione o sal na carne do peixe para aumentar a aderência, o que ajuda a firmá-la.

sal. Para dar certo, a proporção usada deve ser de 3 colheres de sopa de sal para cada um kilo de peixe. Assim que começar a formar uma espuma branca na superfície, desligue o fogo, escorra a água e escalde o peixe em água fria corrente. Prove uma lasca do bacalhau para verificar o sal.

Outro motivo é o fato de a cabeça ter muito osso, o que dificulta o processo de secagem da carne, que permite armazená-la por mais tempo sem comprometer o sabor e a qualidade. "Se ficar um pedacinho de carne sem sal, ela estraga e compromete todo o resto do bacalhau", afirma.

Para que seu bacalhau fique macio e não assuma um aspecto borrachudo, não cozinhe o bacalhau em altas temperaturas. Para atingir o ponto perfeito, cozinhe o bacalhau por apenas cinco minutos em fogo médio até que comece a soltar as lascas. Depois, leve o bacalhau para o forno a 180°C e deixe por 12 minutos.

O bacalhau não deve ser fervido, a não ser que a receita ou o preparo exijam. A fervura prejudica o paladar e resseca o pescado.

Corte o bacalhau em pedaços pequenos/médios e coloque-os em uma panela com água, de maneira que a água cubra todos os pedaços. Use sal para tirar o sal! Nesse momento você vai misturar de 3 a 4 colheres cheias de sal: isso mesmo, você vai colocar ainda mais sal!

Indicação de tempo de dessalgue e troca de água:
Postas normais: 24 horas (trocar a água de 6 em 6 horas) Postas grossas: 40 horas (trocar a água de 8 em 8 horas) Postas muito grossas: 48 horas (trocar a água de 8 em 8 horas)

A dica é deixar o peixe, no mínimo, 36 horas na água com gelo, trocando pelo menos três vezes o líquido. Outro modo de dessalgar o bacalhau é deixá-lo em água em um recipiente tampado dentro da geladeira e substituindo a água por três vezes.

Coloque o bacalhau em um recipiente, se estiver com pele deixe-a virada para cima. Cubra com água - em média 4 litros de água para cada quilo de peixe. Use sempre água fria, de preferência gelada - a água gelada acelera o processo de dessalgue. É comum, também, se acrescentar algumas pedras de gelo.

Outra forma é pela coloração: o macro é um peixe bem mais claro (quase branco) que o Legítimo Porto. O Saithe é um tipo mais escuro e de sabor mais forte. É o tipo mais importado atualmente e é o campeão de vendas no Nordeste brasileiro. É utilizado para bolinhos, tortas, mexidos, saladas e ensopados de bacalhau.

O Gadus morhua é considerado o mais nobre bacalhau do mundo, além de possuir também imensa versatilidade, garantindo que todas as partes do peixe podem ser utilizadas em diferentes receitas.

Pequeno ou grande, o bacalhau-do-Atlântico tem os seus inimigos: focas, baleias, tubarões, golfinhos, polvos, espadartes e algumas aves marinhas têm o bacalhau como alimento. Algumas espécies de focas são grandes predadoras de bacalhau.