Quem tem problema de tireoide pode comer brócolis?

Perguntado por: lcardoso . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 15 votos

Já os alimentos como o brócolis, nabo e o repolho devem ser consumidos com moderação, pois contêm glicosinolatos, que são compostos que podem diminuir a produção de hormônios na tireoide, prejudicando o funcionamento da glândula.

Consuma sal iodado com moderação. cianetos, como: brócolis, couve de bruxelas, couve flor, espinafre, mandioca e rabanete, pois estes diminuem a absorção de iodo. Por outro lado, não devemos deixar de consumi-los totalmente, uma vez que eles atuam na prevenção de algumas doenças.

Vegetais crucíferos
Vegetais como couve, brócolis, couve-de-bruxelas e couve-flor consumidas de forma crua em excesso podem resultar em uma redução da captação de iodo pela glândula tireoide. A consequência disso é um déficit na síntese hormonal, levando, inclusive, a outras disfunções na glândula.

Algumas verduras cruas contêm substâncias naturais chamadas glucosinolatos, que podem interferir negativamente com a produção de hormônios da tireóide. Entre essas verduras estão o repolho, brócolis, couve, couve-de-bruxelas, couve-flor e espinafre.

Vegetais crucíferos
Os vegetais crucíferos, como couve-flor, couve, nabo, rabanete, brócolis, repolho ou couve de Bruxelas, são ricos em antioxidantes importantes para a prevenção de inúmeras doenças.

Deve-se evitar alimentos ricos em sal, gorduras saturadas e carboidratos simples e limitar o consumo de soja e seus derivados, uma vez que estes interferem na atividade hormonal da tireoide. Recomenda-se remover completamente da dieta o álcool, o tabaco e a cafeína.

Peixes e algas marinhas
“As algas possuem alta concentração do mineral e de outros nutrientes e fitoquímicos que também contribuem com a função tireoidiana. O ideal é incluir na rotina algas como wakame e spirulina, além de peixes como salmão e atum”, sugere Roberta.

Maçãs, peras, ameixas e frutas cítricas são abundantes em pectinas, que ajudam a desintoxicar o mercúrio – um dos principais metais que estão ligados a problemas de tireoide. Sementes de abóbora, sementes de girassol e nozes são ricas fontes de zinco. Níveis baixos de zinco são associados a problemas de tireoide.

Grão de bico, trigo sarraceno, soja, feijão e aveia: esses são alguns exemplos de alimentos riquíssimos em nutrientes benéficos para a tireóide, tais como o zinco. Este micronutriente é muito útil para a conversão de T4 em T3, forma ativa do hormônio tireoidiano nas células alvo.

Ricos em nitratos – Os nitratos facilitam a absorção do iodo. São normalmente encontrados naturalmente em alguns alimentos e adicionados nos alimentos processados. Evite carnes processadas, alface, beterraba, espinafres, endívias, repolhos, funcho, nabo, cenouras, pepino ou abóbora.

As causas mais comuns de problemas pela tireoide alterada são geralmente de ordem congênita, resultado de medicamentos ou devido a transtornos autoimunes. No entanto, alguns hábitos nocivos podem prejudicar a produção equilibrada de hormônios, tornando a tireoide alterada.

O desencadeamento do hipertireoidismo pode ocorrer devido ao excesso de iodo presente em alguns medicamentos, ao surgimento de nódulos na glândula, ao funcionamento mais acelerado da tireoide ou à ingestão dos hormônios da tireoide.