Como se pronuncia Carménère?

Perguntado por: obelem . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 14 votos

A pronúncia de “Carménère” é “car-men-ner”.

A uva Carménère caracteriza-se pela pele de tonalidade vermelha intensa. Daí o nome “Carménère” que significa “carmim” em francês. Quando colhida no termo normal de maturação, a casta apresenta aromas de frutas negras maduras, como cereja e ameixa, terra úmida, ervas e pimenta negra.

Os vinhos de Carménère apresentam uma combinação de aromas de frutas pretas e vermelhas maduras, terra molhada e pimenta preta. Em boca são suaves, com pouco tanino, baixa acidez e muito álcool. Veja outros aspectos do vinho em nossa seção de Análise Sensorial. No geral, são vinhos sem muita complexidade.

Harmonização da Carménère
Vinhos com corpo médio harmonizam com pratos com a mesma intensidade. Por isso, a uva Carménère pode acompanhar frutos do mar bem condimentados, carnes brancas e vermelhas, massas, risotos e queijos, entre muitas outras opções.

A uva Carménère é conhecida pela sua tonalidade e intensidade de coloração. Seu vermelho forte e pungente deu origem inclusive ao seu nome, que em francês significa “Carmim”. Quando colhida no período certo de maturação, ela pode dar origem a castas com aromas de frutas vermelhas muito populares como cereja.

Os vinhos da uva Carménère são ótimos no paladar e ideais para acompanhar massas com molhos condimentados, queijos tipo parmesão, carnes vermelhas e fortes com pouca gordura, como cordeiro e caças, e também assados em geral.

Carmenere possui taninos mais suaves do que o Malbec. Como já mencionamos, o Malbec é a especialidade na Argentina, enquanto que o Carmenere é uma especialidade do Chile.

à vista R$ 32,90.

A bebida atua como um anticoagulante natural, quebrando coágulos sanguíneos que podem entupir as artérias e causar um acidente vascular cerebral (AVC). O vinho reduz em até 50% o risco de doença isquêmica do coração.

Carménère: resulta em vinhos muito encorpados, frutados, com taninos marcantes, além de um toque apimentado. É a uva ícone do Chile. Pinot Noir: é delicada e dá um tom suave e sofisticado aos rótulos de vinhos tintos.

Qual o vinho mais suave Merlot ou Carménère? O Merlot é mais suave, já que seu tanino é menos intenso, mesmo assim sua textura costuma ser mais encorpada e rugosa, em comparação ao Carménère que, mesmo com taninos mais intensos, carrega uma textura bem aveludada ao paladar.

Já vinhos de corpo médio, como Merlot, Syrah, Carménère e Sangiovese, por exemplo, podem ser servidos entre 14ºC e 16ºC.

Os vinhos chilenos Carménère são o símbolo do país, com taninos fortes, têm um gosto mais seco e marcante. Cabernet Sauvignon: é a cepa mais popular do mundo, de fácil adaptação e cultivo. Essa uva oferece sabores intensos e aromas marcantes de pimentão.

O vinho Malbec, por exemplo, apresenta uma cor mais avermelhada púrpura intensa, gerando um sabor mais prolongado e tanino doce. O vinho Merlot costuma ser mais doce e o Cabernet mais intenso com um gosto mais travado como descrevemos anteriormente neste artigo.

A uva Carménère também é cultivada na Itália, Estados Unidos e na China é conhecida como Cabernet Gernischt.

Acredito que pelos sabores fortes, a variedade acompanha a potência das grandes preferências anteriores dos brasileiros: a Malbec e a Cabernet Sauvignon. A diferença é que a Carménère é um pouco mais docinha e, pelos taninos mais leves, “amarra” menos a boca, ou seja, é mais fácil de beber.