Qual é a origem do pato no tucupi?

Perguntado por: iconceicao . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 19 votos

Como boa parte da culinária dos estados do Amazonas, Amapá e Pará, o "pato no tucupi" foi herdado da culinára indigena. O tucupi já era utilizado historicamente pelas populações indígenas para conservação da carne moqueada. O jambu foi um acréscimo posterior à receita.

Pato no tucupi com arroz de jambu - prato brasileiro típico da culinária da região Norte do Brasil, em especial do estado do Pará. É elaborado com tucupi, líquido de cor amarela extraído da raiz da mandioca brava, e com jambu, erva típica da região norte.

Origem do pato no tucupi
Durante o período do Brasil Colônia, o pato era uma carne muito consumida. Por exemplo, era comum, naquela época, uma espécie de jogo consistido em abater o animal amarrado a uma tora de pau. Assim, decepava-se a cabeça do pato em troca de um prêmio.

região Norte

Culinária da região Norte: Pato no Tucupi.

Quando foram atravessar o abismo, Caninana Tyiiba (uma cobra) mordeu a face de Jacy. Jacy derramou suas lágrimas sobre uma plantação de mandioca. Depois disso o rosto de Jacy ficou marcado para sempre pelas mordidas de Caninana. A partir das lágrimas de Jacy, surgiu o tycupy (tucupi).”

A origem do pato remonta a América do Sul, onde ainda pode ser encontrado em estado selvagem. Esta ave disseminou-se pelo mundo, por volta de 1150, por meio dos colonizadores, e hoje pode ser encontrado em todos os lugares do mundo.

Pato no tucupi é um prato brasileiro típico da culinária da região Norte do Brasil. É elaborado com carne de pato selvagem banhada com tucupi - líquido de cor amarela extraído da raiz da mandioca brava - temperado com jambu, erva típica da região norte.

De herança indígena, o Tucupi é extraído do alimento que faz parte da dieta básica das famílias na região norte do Brasil, a mandioca! No decorrer da produção da farinha de mandioca, há o processo de extração da manipueira, que é um líquido residual das raízes que são prensadas.

Tucupi – Do Tupi guarani tucu-pi = a decoada picante. Sumo da mandioca puba – apodrecida.

Origem. A provável origem do tacacá está na culinária indígena. Ao que tudo indica, o prato é uma variação do mani poi, uma sopa apreciada pelos indígenas, muito antes da chegada dos europeus na região.

Tradicional do Círio, preparo do pato no tucupi pode custar mais de R$ 90 no AP.

A Maniçoba é um prato de origem indígena, típico da culinária paraense e amapaense. Pela origem da folha de que é produzido, surgiu provavelmente entre aldeias indígenas no norte brasileiro, embora seja comumente apontado como uma comida paraense. Tem como principal ingrediente a maniva, a folha da mandioca moída.