Pode colocar arroz na geladeira?

Perguntado por: dveiga . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 18 votos

No entanto, se estiver apenas na geladeira o tempo vai para 7 dias. Contudo, é fundamental ressaltar que para que as propriedades e durabilidade se mantenham, após a preparação, é importante colocá-los em recipientes adequados.

“Carboidratos como arroz macarrão feijão a gente colocar na parte intermediária e consumir em no máximo três dias”, diz. “Batatas ou massas com molho ou que levou ovos ou leite no máximo 24 horas.

Lembre-se de manter o arroz em local fresco e seco, utilizar recipientes herméticos para armazená-lo, evitar a contaminação cruzada com outros alimentos e refrigerar rapidamente o arroz cozido. Se desejar conservar por um período ainda mais longo, o congelamento é uma excelente opção.

No congelador, o arroz cozido pode ser armazenado por até 3 meses sem perder sabor ou consistência. Antes de levar ao freezer, espere o alimento esfriar completamente e divida em porções, lembrando-se sempre de colocar uma etiqueta com a data em que ele foi cozido.

As sobras podem ser mantidas na geladeira por três ou quatro dias. Após esse período, o risco de intoxicação alimentar aumenta. Se não for possível comer as sobras de comida dentro de quatro dias, congele-as imediatamente.

Como guardar arroz cozido
No entanto, se estiver apenas na geladeira o tempo vai para 7 dias. Contudo, é fundamental ressaltar que para que as propriedades e durabilidade se mantenham, após a preparação, é importante colocá-los em recipientes adequados.

Arroz. Se estiver guardado em temperatura ambiente ou se ficou mais de duas horas exposto e for requentado, o arroz pode fazer mal à saúde. Guarde sempre na geladeira para que não tenha problemas quando for aquecido novamente, pois, no arroz, as bactérias se proliferam rapidamente, podendo causar intoxicação.

Quanto mais tempo o arroz ficar fora da geladeira após o cozimento em temperatura ambiente, maior a probabilidade de a bactéria se multiplicar. A bactéria pode causar vômitos e diarreia. Os sintomas geralmente aparecem após 6 a 24 horas e duram cerca de um dia.

Se ao abrir o pote você sentir cheiro azedo ou notar que os grãos estão ressecados demais, melhor descartar o arroz. São provas de que não pode mais ser consumido. Como salienta o professor, é necessário sempre resfriar o arroz antes de levá-lo à geladeira.

Muitos pacientes não têm sintomas, por ter boa imunidade, ou têm sintomas leves, como diarreia suave e não sabem que o motivo pode ter sido o arroz requentado. Especialistas dizem que você nunca deve deixar qualquer alimento fora da geladeira mais do que 4 horas após preparado.

Mas qual a melhor forma de armazenar o grão em casa? O ideal é guardar o arroz cru em um pote de vidro hermético. Esse tipo de recipiente garante um bom isolamento, evitando a invasão de insetos e sujeiras. Caso você não tenha um frasco de vidro, pode ser de plástico, com tampa que fique muito bem fechada.

> Se for guardar o arroz na despensa, coloque cravos-da-índia nas prateleiras, o forte cheiro irá afastar os insetos; > Para longo prazo, separe o arroz em porções menores e coloque em sacos plásticos. Antes de fechar, retire todo o ar do interior, pode ser com um canudinho, e vede bem o saco.

Despeje o arroz em um escorredor de macarrão ou peneira de inox, se o buracos forrem muitos grandes, forre o recipiente com um pano de prato limpo. Coloque em cima de uma panela que tenha de 4 a 5 dedos de água. Deixe no fogo até a água ferver, desta forma o arroz ficará aquecido, úmido e soltinho.

Use recipientes fechados para armazenar esses alimentos. Não descongele os alimentos à temperatura ambiente. Deixe o alimento na geladeira o tempo suficiente para que descongele. Abra a geladeira só quando for necessário e mantenha a porta aberta pelo menor tempo possível.