Pode lavar o arroz depois de cozinhar?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 8 votos

Lavar o arroz elimina as bactérias? Esta é outra ideia falsa, e por alguns motivos. Por ser um alimento não perecível, o arroz cru já não é um ambiente muito propício para vírus e bactérias. Sem contar que o cozimento em água fervente já eliminaria possíveis contaminações.

Em suma, não. Lavar o arroz não terá efeito sobre o conteúdo bacteriano do arroz cozido, pois altas temperaturas de cozimento matarão todas as bactérias presentes. O que é mais preocupante é quanto tempo você armazena arroz cozido ou arroz lavado em temperatura ambiente.

A lavagem pode remover até 20% desses intrusos. Além dos microplásticos, o grão também é conhecido por conter níveis relativamente altos de arsênico que pode ser removido em até 90% durante a lavagem, mas, ao mesmo tempo, remove nutrientes importantes para saúde como cobre, ferro, zinco e vanádio.

Se cresceu com a sua mãe ou avó na cozinha, o mais certo é que tenha adotado o mesmo ritual quase como uma tradição. No entanto, e apesar de ser um hábito enraizado em muitas famílias portuguesas, será que devemos mesmo lavar o arroz? A resposta é não. Há dois motivos chave para que não seja necessário fazê-lo.

Nutricionista alerta que prática pode representar pequena perda de minerais e vitaminas. O consumo de arroz, um dos alimentos mais tradicionais na mesa do brasileiro, ao lado do feijão, tem sido acompanhado historicamente do hábito de lavá-lo antes do preparo.

Boa fonte de amido, que fornece energia para as atividades corridas do dia a dia, o arroz branco tem baixo teor de gordura e é um alimento de fácil e rápida digestão. E o Arroz Camil é muito fácil de fazer, não precisa lavar e sempre fica branquinho e soltinho, pois é selecionado eletronicamente.

6 dicas para evitar o arroz empapado: mudanças simples garantem grãos muito mais soltos

  1. Arroz empapado: como evitar.
  2. #1 Não lave o arroz.
  3. #2 Envolva bem os grãos na gordura.
  4. #3 Não jogue água fria no arroz.
  5. #4 Atenção na quantidade de água.
  6. #5 Não mexa na panela.
  7. #6 Deixe a preparação descansar.
  8. Dicas e truques culinários.

O arroz branco (polido) não deve ser lavado, pois ele possui uma casca grossa no qual armazena os seus principais nutrientes. Portanto, quando alguém lava o arroz, também está retirando diversas vitaminas.

Lembre-se de lavar bem os grãos em água corrente antes de cozinhá-los. Para facilitar, você pode colocá-los em uma peneira e lavá-los na torneira.

Deixar o arroz de molho estimula os estágios inicias de germinação, quando um pequeno broto, de menos de 1 milímetro, cresce a partir do grão.

Assim, o risco de contaminação cruzada das bactérias oriundas da lavagem frango cru é alto — explica a nutricionista, fundadora da QualiPlus Consultoria Alimentar. As bactérias mais comuns são a escherichia coli (coliformes fecais) e a salmonela, que também está presente em outros alimentos, como ovos.