Por que o milho fica duro?

Perguntado por: igaspar . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.7 / 5 7 votos

É aquele grão de milho que na sua composição possui maior quantidade de endosperma vítreo, assim quanto maior endosperma vítreo mais dura é a textura do grão.

Se ficar cozinhando muito, o grão fica duro, e não macio como se deseja. Daí não tem jeito. Se acontecer, a opção será ralar e fazer um creme, um bolo ou outra receita do tipo.

Encontramos o grande segredo não só para deixar o seu milho-verde cozido muito macio, mas também para cozinhar ele em tempo recorde: açúcar. Isso mesmo. E tem mais: o açúcar não muda nada no sabor!

Passou do ponto e ficou aquele milho duro? Calma, que tem solução. Segundo Ravioli, o segredo é soltar o grão da espiga, refogar na manteiga com um pouquinho de farinha, adicionar leite (ou creme de leite), parmesão e bater tudo no liquidificador! “Você terá um delicioso creme de milho", garante o chef.

COMO ESCOLHER
Dê preferência para comprar milho com a palha, assim as espigas duram mais tempo na geladeira. Caso esteja sem a palha, verifique se a ponta da espiga está macia – isso é sinal que o milho está fresco.

Alguns grãos, mesmo submetidos à alta temperatura, não se transformam em pipoca. Isso ocorre em razão de fissuras na casca que permitem a saída do vapor ou por conta de uma quantidade insuficiente de água no interior do grão. Os milhos que não se transformam em pipoca recebem o nome de piruá.

No primeiro contato com o ar, o amido (gelatinoso no interior do grão) solidifica-se e vira a espuma branca que comemos. Caso haja irregularidades na casca, como furos ou rachaduras, o vapor de água escapa e a casca não explode, formando o piruá (milho que não estourou).

A durabilidade da silagem ensacada é de 18 a 24 meses, o que é considerado um período longo e que permite fornecer volumoso ao rebanho durante todo o período seco do ano com certa tranquilidade. Assim, a silagem de milho ensacada é uma alternativa viável para pequenos e médios produtores.

Como escolher milho verde: na hora de escolher as suas espigas de milho verde, fique atento à cor dos grãos, eles devem estar em um tom amarelo claro. Aperte as espigas e veja se o grão está macio. Se estiver muito duro, pode ser que ele não cozinhe corretamente.

Se estiver branquinho, com os grãos bem estufados, então ele está mais novo e perfeito. Procure comprar milho com a palha, ou com parte dela, que ajuda os grãos a ficarem hidratados e conservados por mais tempo.

Em temperatura ambiente não pode passar de 1 dia, isso porque ele começa a perder sabor e textura, agora na geladeira ele pode ficar por no máximo 3 dias e deve ser embalado em saco plastico para não perder a umidade, e o ideal é que seja na parte mais alta de geladeira.

Ele tem muita vitamina A, componente que faz bem para a pele e visão, além de favorecer a imunidade e contribuir para a prevenção de doenças. O alimento também oferece boas quantidades de vitaminas B1 e B3, assim como de minerais — como cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio.

Algumas pessoas conservam o milho cozido em um recipiente com água e sal. Para isso, é preciso utilizar um recipiente bem vedado e garantir que fique dentro da geladeira.