Quanto tempo pode ficar um ovo na geladeira?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 17 votos

10 dias

Por ser muito delicado, o ovo sofre mais com as variações de temperatura. E, embora os ovos durem mais na geladeira, o ideal é consumi-los em até 10 dias. Alguns ovos vêm com a data de validade impressa na casca – nesse caso, é sempre bom respeitar esse prazo.

até 60 dias

A recomendação é sempre observar a data de vencimento — devidamente sinalizadas na embalagem do produto. Normalmente, o ingrediente apresenta validade de até 60 dias, sob boa refrigeração. Esse prazo é contabilizado a partir do dia da postura.

O ovo fresco é pesado e fica no fundo do copo. Se ele boiar significa que está estragado. É que os ovos velhos perdem água através da casca, aumentando a bolsa de ar interior e, por isso, boiam.

“Se você coloca os ovos na porta da geladeira, com o 'abre e fecha', eles ficam suscetíveis à variação de temperatura. Os ovos são organismos vivos e podem estragar”, completa. Para evitar o consumo de alimentos contaminados, mantenha os ovos sempre refrigerados.

duas horas

Para quem tem o costume de levar ovos cozidos como lanche no trabalho, saiba que eles só podem permanecer em temperatura ambiente, fora da geladeira, por um período de duas horas. Depois disso, não podem ser consumidor.

Por vezes, as datas de validade são apenas indicadores de qualidade. Não significa logo que um produto está estragado. É o que acontece com os ovos, por exemplo. A data pode já ter passado e os ovos continuam bons para serem consumidos.

A contaminação dos ovos por salmonela se dá, inicialmente e na maioria das vezes, através da casca. Tempo e temperatura de armazenagem são fatores fundamentais para que as salmonelas passem da superfície da casca para as estruturas internas do ovo (Staldeman, 1986; Silva, 1995).

Os perigos do consumo de um ovo estragado são muitos, principalmente a chance de contaminação por Salmonela, bactéria presente na casca do ovo e que, se consumida, pode causar sintomas de mal-estar, como vômito, dores de cabeça e estômago, e calafrios.

Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.

O ovo que não estiver fresco também será mais ácido, o que pode prejudicar o organismo de diversas formas. Além disso, os ovos que não estiverem frescos estão a um passo de se estragar. O ovo podre, se ingerido, pode causar uma grave intoxicação alimentar e até mesmo a morte.

Apesar de não ser permitido congelar o ovo cru, ainda existem outras maneiras de conseguir aproveitar esse alimento. Uma das melhores formas de conservar as propriedades é congelar seu conteúdo.

NADA DE LAVAGEM
Por conta de todo este processo de limpeza, não é indicado lavar os ovos antes de guardá-los na geladeira. Isso porque este tipo de procedimento pode causar contaminação na parte interna do produto por causa da porosidade da casca, fazendo com que as chances de contaminação aumentem.

guarde os ovos nas prateleiras da geladeira e não na porta, evitando o contato com outros alimentos que possam contaminar a casca, como carne e produtos crus; lave os ovos em água corrente, depois deixe-os em uma solução de água com 10 gotas de hipoclorito de sódio (água sanitária) por cerca de 10 minutos.