Qual é a doença do ovo?

Perguntado por: eramos9 . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.5 / 5 12 votos

O que é Salmonela? A Salmonela é uma condição médica causada pela Salmonella, um gênero de diferentes tipos de bactérias que contaminam alimentos diversos, como ovos e carnes mal-cozidas e são capazes de causar problemas de saúde diversos nos seres humanos.

A salmonelose é uma infecção alimentar causada pela bactéria Salmonela sp. Os sintomas comuns da doença incluem dores abdominais, diarreia, calafrios, náusea e vômito.

Os sintomas mais comuns da infecção por salmonella são: febre, diarreia, vômitos, dores abdominais, fadiga e, em quadros graves, calafrios e sangue nas fezes. O período de incubação da bactéria após a contaminação é de 8 a 48 horas e os sinais podem perdurar por até sete dias.

Em condições saudáveis de reprodução e postura o conteúdo dos ovos geralmente é isento de microrganismos. Entretanto, o interior e a casca dos ovos podem ser contaminados por diferentes sorovares de Salmonella spp.

Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.

Salmonela e sarampo foram os dois assuntos comentados pelo infectologista Caio Rosenthal também após o Bem Estar desta segunda-feira (13). Segundo o médico, tanto faz fritar ou cozinhar o frango ou o ovo, desde que eles não sejam consumidos crus. Ao ar livre, a salmonela não consegue se alimentar e sobrevive pouco.

Qual a chance de pegar salmonella no ovo? A infecção por salmonella, contaminam 1% dos ovos de galinha. Sendo provável o contágio por pratos que passam horas sem refrigeração, como maioneses, quindim, vitaminas e ovos crus com a gema mole.

Os sinais da infecção pela Salmonella também incluem dor ou distensão abdominal, febre, cansaço, prostração e perda de apetite. De acordo com o especialista, em geral, os casos são resolvidos sem a necessidade de internação hospitalar.

A Salmonella pode causar diversas questões de saúde decorrentes da intoxicação alimentar, como dor de cabeça, náuseas, diarreia, dor abdominal, cansaço e calafrios, por exemplo.

Os ovos são particularmente propensos a essa contaminação após a postura, a via de transmissão horizontal ou através da casca, também denominada contaminação secundária. Além da contaminação transovariana, a casca pode adquirir microrganismos de todas as superfícies com as quais entra em contato e do ar ambiente.

“Quando você lava o ovo, pode retirar essa película natural da casca. Além disso, a água pode empurrar as bactérias que estão na casca para o interior do ovo”, alerta. “Se quiser lavar, pode fazê-lo imediatamente antes do consumo, e logo em seguida prepará-lo.