O que que é feita a tapioca?

Perguntado por: edamasio . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 13 votos

A farinha de tapioca é um alimento produzido artesanalmente a partir da fécula de mandioca.

A farinha de tapioca granulada é um subproduto do polvilho hidratado. No seu processo de produção coloca-se o polvilho em um recipiente de ferro bem quente, mexendo até o produto secar e endurecer. Seus grãos são sob forma de grânulos poliédricos irregulares.

Tapioca é um alimento saudável? Sim! Se for consumida em quantidades moderadas e sem recheios gordurosos, este alimento é uma ótima opção para diminuir o apetite. A tapioca é uma fonte saudável de energia feita a partir da goma de mandioca que é um tipo de amido.

A tapioca é uma excelente fonte de energia rápida, pois ela é um carboidrato simples, ou seja, não contém fibras. Além disso, ela estimula a ação da sua insulina, que é o hormônio responsável por transformar a glicose em energia no seu corpo.

Tapioca é o nome da iguaria tipicamente brasileira, de origem indígena, feita com o amido ou fécula extraída da mandioca, também conhecida como polvilho, goma ou beiju.

Pessoas com diabetes podem consumir tapioca com moderação, adaptando a um plano alimentar específico para o seu tipo de diabetes, preferencialmente montado por um nutricionista. Para diminuir a produção de glicose e prevenir picos na glicemia, uma sugestão é incorporar fibras à massa da tapioca, como o farelo de aveia.

Poucas pessoas sabem, mas o polvilho é derivado de um ingrediente muito brasileiro: a mandioca. Por esse motivo, também é conhecido como fécula de mandioca. Outra curiosidade é que existem duas versões desse alimento: o polvilho doce e o polvilho azedo.

Este tipo de amido que não é digerido, ou seja, não é quebrado em forma de glicose, para ser absorvido pelo sangue. Entretanto, é preciso ficar atento a quantidade de ingestão da mesma, uma vez que ela possui carboidratos e dessa forma, pode aumentar os níveis de glicose no sangue em casos de alto consumo.

“Em relação ao pão integral, a tapioca é inferior nutricionalmente. O pão integral tem uma boa quantidade de proteínas, fibras, é rico em minerais e vitaminas do complexo B, enquanto a tapioca nos oferece basicamente carboidratos”, comenta.

Aqueles que possuem constipação intestinal crônica devem evitar a tapioca. E também há casos de pessoas que são alérgicas a mandioca e não podem consumir o alimento. Pessoas com diabetes ou pré-diabetes precisam se atentar à quantidade de goma ou farinha consumida e ao tipo de recheio que será utilizado.

Melhor Farinha de Tapioca Orgânica e Mais Saudável
Com ingredientes selecionados, livres de agrotóxicos e conservantes, a Tapioca Orgânica da BeijuBom é uma ótima opção para quem se preocupa com a saúde.

rica em potássio, auxiliando no controle da pressão arterial. não necessita de óleo na preparação, contribuindo para a redução no consumo de gorduras. contém bastante cálcio, fortalecendo a saúde dos ossos.

Comparativo: Em 100g de alimento, farinha de trigo e tapioca têm cerca de 360 calorias, igualmente; Equivalência para substituição: 2 fatias de pão integral (50g) equivalem a cerca de 3 colheres de sopa de tapioca.

A tapioca é sim um alimento bom, mas nela contém conservantes que fazem mal para a saúde, por isso deve ser consumida eventualmente. O polvilho azedo não tem conservantes, então pode ser consumido todos os dias. Vale ressaltar que ele é perfeito para fazer uma crepioca e um pão de queijo de frigideira.

É a forma seca da tapioca fresca. Consiste em pó branco e fino, encontrado em duas versões: no polvilho azedo, o amido passa por uma fermentação antes da secagem, já no doce ele apenas seca. Este ingrediente é fundamental para o preparo de biscoitos e do pão de queijo, tradicional receita mineira.