Quais sintomas O excesso de sal provoca no organismo?

Perguntado por: edinis . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 18 votos

Hipertensão, AVC, demência, osteoporose, excesso de peso. O sal em excesso pode aumentar o risco de várias doenças.

O consumo excessivo de sal está diretamente ligado ao aumento do risco de doenças crônicas como hipertensão, doenças cardiovasculares, dentre outras. A hipertensão é um dos principais fatores que ocasionam infartos, acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca.

“O sal é fator de risco para hipertensão arterial que, por sua vez, é fator de risco para outras doenças, como Acidente Vascular Cerebral (AVC), enfarto do coração, problemas renais e de retina”, explica o médico.

Para ajudar a controlar ou a prevenir a pressão alta, deve-se priorizar o consumo de alimentos naturais, como frutas in natura, vegetais, cereais integrais, leguminosas e carnes magras. Além disso, é importante o consumo de 2 a 3 litros de água por dia para ajudar a eliminar o excesso do corpo.

15 - Em quanto tempo o organismo consegue expelir o excesso após uma alimentação sobrecarregada de sal? Pessoas normais demoram de um a dois dias para reequilibrar o organismo. Em pessoas com hipertensão, o processo de eliminação do excesso de sal demora de cinco a sete dias.

Veja 10 dicas para você diminuir o consumo de sal

  1. Comer menos sal gradativamente. ...
  2. Trocar o sal por outros temperos. ...
  3. Tire o saleiro da mesa. ...
  4. Use o sal marinho. ...
  5. Evite temperos prontos. ...
  6. Evite produtos enlatados. ...
  7. Ler os rótulos dos alimentos. ...
  8. Diminuir o consumo de petiscos.

sal sem sódio, chamado de salgante, também tem lá suas contraindicações. Para os hipertensos, não há problema em ingerir o. salgante, mas para quem tem problemas renais, o.

Na região, a ingestão de sal está acima dos 5 gramas (2 gramas de sódio) por dia recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e seu consumo varia de 8,5 a 15 gramas por pessoa. Reduzir a ingestão de sal pode prevenir hipertensão e doenças cardiovasculares, as principais causas de morte na região.

Alimentos que hidratam
A ingestão de água pode se dar não apenas com os líquidos, mas também enriquecendo a dieta com frutas e legumes que possuem altas quantidades de água em sua composição, complementando a hidratação e auxiliando, assim, na eliminação de sódio pela urina.

Há como reconhecer o que acontece se comer muito sal
Para identificar o que acontece se comer muito sal, basta prestar atenção aos sinais do corpo: inchaço nas pernas, mãos e tornozelos, falta de ar, dores ao caminhar, pressão alta e retenção urinária.

O exame de sódio no sangue é usado para detectar concentrações anormais de sódio, denominadas hiponatremia (baixo sódio) e hipernatremia(sódio elevado). O médico pode solicitar o exame em conjunto com outroseletrolitos para identificar um desequilíbrio eletrolítico.

Mas ao contrário do sal branco de cozinha, o sal rosa do Himalaia é altamente metabolizado, sendo assim o alimento não aumenta as concentrações de sódio e potássio no sangue em pessoas com problemas de hipertensão arterial, muito pelo contrário o produto evita o aumento da pressão arterial em pacientes crônicos.

Light: Possui 50% menos sódio, indicado para pessoas com hipertensão arterial. Grosso: Mais saudável porque não é refinado. Marinho: Não é refinado e tem mais minerais que o sal comum. Flor de sal: Contém aproximadamente 10% a mais de sódio que o sal comum, por isso não é indicado aos hipertensos.

“Para reduzir, ou até mesmo substituir, o sal nas preparações culinárias podemos utilizar temperos naturais como açafrão, manjericão, orégano, alecrim, alho, cebola, salsa, cebolinha, hortelã, louro, páprica, pimentão, tomilho, limão, vinagre e outros”, orienta a nutricionista Maria Amélia Ribeiro Elias.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que a ingestão de sódio seja de 2.000 mg/dia ou 2 g/dia, cerca de 5 g de sal (equivalente a 5 colheres rasas de café), porque o sal de cozinha é “cloreto de sódio” e contém 40% de sódio.