Para que serve água com sal e açúcar?

Perguntado por: icaldeira . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.1 / 5 16 votos

Soro caseiro é uma solução líquida composta por água, sal e açúcar, utilizada para prevenir e tratar a desidratação causada por doenças como diarreia, vômitos e outras condições que levam à perda de líquidos e eletrólitos no organismo.

No caso das crianças, o soro caseiro repõe a água e os sais perdidos na diarreia ou vômitos, impedindo o óbito em casos graves – ele é considerado uma das mais eficazes intervenções primárias de saúde (3). O soro, vale lembrar, não vai parar o vômito ou a diarreia, vai apenas repor líquido perdidos.

Orientações em caso de diarreia
Dê preferência ao soro caseiro ou a bebidas que contenham sódio e potássio, como água de coco.

Como fazer o soro caseiro

  1. 1 litro de água filtrada ou fervida (mas já fria)
  2. 1 colher de café de sal.
  3. 1 colher de sopa de açúcar.

O soro fisiológico pode ser usado para o tratamento da falta de líquidos ou sal no organismo, que pode ocorrer devido a episódios de diarreia, vômitos, aspiração gástrica, fístula digestiva, suor excessivo, queimaduras extensas ou hemorragias.

Para interromper a diarreia rapidamente, é importante aumentar a ingestão de líquidos para compensar a perda de água e minerais nas fezes. Você deve consumir alimentos como goiaba, maçã e banana, que promovem a formação de fezes e suprimem os movimentos intestinais. Outra ótima estratégia é tomar probióticos.

8 alimentos para comer quando se está com diarreia

  • Batata. As batatas são ricas em cálcio, ferro e aumentam a efetividade do sistema imunológico. ...
  • Cenoura. ...
  • Banana. ...
  • Maçã (sem casca) ...
  • Melancia. ...
  • Carnes brancas. ...
  • Arroz ou caldo de arroz. ...
  • Sopa de legumes.

Você deve procurar um médico quando os sinais e sintomas piorarem, quando notar sangue nas fezes e não conseguir se hidratar adequadamente apenas com líquidos por boca. De acordo com o Dr. Andrade, os sinais da desidratação são fraqueza, mãos geladas, tontura ao se levantar e frequência do coração aumentada.

Os especialistas consultados por VivaBem são unânimes em afirmar que ele não corta ou cura a diarreia. Em algumas pessoas, o máximo que faz é reduzir a água das fezes, deixando-as mais espessas, o que dá a impressão de que houve uma melhora no quadro.

O funcho é um ótimo remédio natural para isso. Um chá caseiro para gases feito com funcho vai evitar também a prisão de ventre, cólicas e até gastrite. Depois que a água ferver, adicione as sementes ou folhas de funcho, tampe o recipiente e deixe a mistura repousar por 10 minutos. Quando estiver morno, coe e beba.

Há vários tipos de chás que auxiliam no processo de melhora dos enjoos e náuseas. Uns aceleram o esvaziamento gástrico, outros ajudam na quebra da gordura facilitando a digestão. Os mais indicados para quem sofre de náuseas são: boldo-do-chile, hortelã, gengibre, camomila, erva doce, alecrim e carqueja.