Quais são os benefícios da lentilha para saúde?

Perguntado por: dmoura . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.9 / 5 5 votos

A lentilha é importante fonte de proteínas, vitaminas e minerais, como cálcio e ferro. Ela também é rica em fibras o que ajuda no bom funcionamento do trato digestivo e pode contribuir positivamente para a perda de peso.

O consumo recomendado de lentilha é de duas colheres de sopa por semana, variando com outros leguminosas como feijão ou grão-de-bico. Dica: é importante deixar a lentilha de molho antes de ser preparada para o consumo pois contém fitato, um composto que dificulta a absorção dos minerais.

Pessoas com Síndrome do Intestino Irritável (SII) devem evitar o consumo da lentilha por ser uma fonte de carboidratos de difícil digestão, como também, pessoas com doenças renais ou hepáticas e quem tem gota, uma doença inflamatória causada pelo excesso de ácido úrico.

Porém, a lentilha tem uma quantidade maior de proteínas (6,3 g a cada 100 gramas) e mais zinco (5 mg a cada 100 gramas) do que o feijão. Em contrapartida, o feijão vence no comparativo quando o assunto é a quantidade cálcio (27 mg a cada 100 gramas) e de fibras (8,5 gramas a cada 100 gramas).

Contraindicação. Pessoas que têm intolerância digestiva à lentilha ou que precisam controlar o consumo de proteína por causa de doenças renais, hepáticas (do fígado) ou em casos de crise de gota devem evitar o consumo desses grãos.

O grão da lentilha é mais delicado do que o grão do feijão, então, além de não ser necessário deixar de molho, não é recomendado. Se ficar de molho, o grão pode ficar muito mole para o cozimento, chegando até a desmanchar. Sendo assim, apenas lave a lentilha em água corrente antes de cozinhar.

Os alimentos fontes de melatonina (o hormônio do sono) ou de precursores dele também são bem-vindos. Anote aí quais são: lentilha, pistache, trigo, aveia, amêndoas, sementes de girassol, mostarda, banana e chocolate 70% cacau.

As leguminosas são excelentes alternativas de alimentos os diabéticos pois, são ricas em fibras, que por sua vez ajudam a diminuir a velocidade com que a glicose é absorvida. Elas ainda são boas fontes de proteína. Poderá comer feijão, lentilha, grão de bico ou ervilha. O recomendado é ingerir até duas porções diárias.

se estiver com diarreia, evitar alimentos ricos em fibras. Cereais, massa e pães. integrais, leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico) podem piorar o inchaço e dor abdominal.

O consumo excessivo de proteína pode ser prejudicial para o fígado e atrapalhar seu bom funcionamento, mas a lentilha oferece a quantidade ideal deste nutriente. Além disso, é um dos legumes de mais fácil digestão.

E dentre as variações da lentilha, um destaque é a variação Crimson, que é a lentilha vermelha, a qual possui alto teor de fibras, ferro, magnésio, ácido fólico, vitamina do complexo B, fósforo, potássio e principalmente, um alto teor de proteína.