Porque a lentilha espuma?

Perguntado por: eassis5 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 20 votos

A água deve ser trocada pelo menos uma vez! Você vai reparar que a água do remolho ficará esbranquiçada e com espumas brancas, esses são justamente os tais fatores anti-nutricionais que estão sendo removidos! Por fim, enxague bem e leve para cozinhar!

O segredo que pode acabar com os gases é deixar o feijão, e outras leguminosas (como ervilha, lentilha, grão de bico, etc), de molho durante a noite ou trocando a água a cada 3 horas.

Ideal para inúmeras refeições, principalmente nas festividades de final de ano, a lentilha é rica em proteínas, vitaminas e minerais. No entanto, o seu consumo sem deixar de molho pode desencadear alguns problemas, como gases, inchaço abdominal e diarreia.

Esses grãos possuem ácido fítico ou fitato – uma substância que se liga ao cálcio, ferro, magnésio e vários outros nutrientes e bloqueiam a absorção desses minerais pelo corpo. Ou seja, deixar esses alimentos de molho ajuda tanto do ponto de vista nutricional, como melhora desconfortos como os gases.

Como preparar o molho e remolho das leguminosas
Escolha a leguminosa da sua preferência, lave em água corrente e escorra. Em uma vasilha, cubra o grão com uma quantidade de água que cubra todo o alimento. Deixe descansar por 6 a 12 horas. Você pode fazer uma troca de água (remolho) durante esse período, mas é opcional.

A técnica é importante para facilitar a digestão e também elimina fatores antinutricionais do alimento. Se você faz o remolho apenas com água, saiba que o vinagre também pode ser um aliado da técnica, já que ele ajuda a neutralizar substâncias que dificultam a absorção de outros nutrientes dos grãos.

A espuma do feijão é formada durante o cozimento por conta de substâncias solúveis em água, como as proteínas e a saponina que mencionamos, que se misturam e formam bolhas de ar. De acordo com estudo publicado pela UFG, quando o feijão é cozido, esses compostos são diluídos formam essa espuma.

Os grãos e leguminosas quando crus, não podem apresentar presença de insetos, como carunchos e gorgulhos. Mas, se isso passar despercebido, é possível perceber alterações de cor, sabor e odor depois do preparo dos alimentos.

Basicamente, o mesmo de sempre: cor, cheiro e sabor. A cor é algo que você pode perceber logo de cara se está alterada ou não, e caso esteja, o melhor a fazer é não comer. O cheiro forte também denuncia facilmente se está estragado. Azedo e nauseante, essa fator é capaz de sinalizar que a comida deve ser descartada.

Pessoas com Síndrome do Intestino Irritável (SII) devem evitar o consumo da lentilha por ser uma fonte de carboidratos de difícil digestão, como também, pessoas com doenças renais ou hepáticas e quem tem gota, uma doença inflamatória causada pelo excesso de ácido úrico.

Porém, a lentilha tem uma quantidade maior de proteínas (6,3 g a cada 100 gramas) e mais zinco (5 mg a cada 100 gramas) do que o feijão. Em contrapartida, o feijão vence no comparativo quando o assunto é a quantidade cálcio (27 mg a cada 100 gramas) e de fibras (8,5 gramas a cada 100 gramas).

8 a 12 horas

Cubra o recipiente e deixe descansar por 8 a 12 horas; Se possível, troque a água pelo menos uma vez nesse tempo; Passado o tempo, enxague bem os grão e é só colocar o grão na panela para o cozimento e aproveitar todos os benefícios já listados a cima.