Pode congelar a lentilha que ficou de molho?

Perguntado por: adantas5 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.6 / 5 5 votos

Uma das formas mais eficazes para conservar o grão, feijão e as lentilhas depois de cozinhado, é com a congelação. O método de congelar e descongelar leguminosas é bastante simples e permite ter estes alimentos disponíveis em qualquer altura do mês.

Por exemplo, grãos de bico, soja, lentilhas e ervilhas, podem ser pré-cozidas e levadas ao freezer que vão durar por até 6 meses sem perder suas características. Lembrando que é importante deixar de molho essas leguminosas antes de cozinhar e levar ao freezer, assim estarão prontinhas para descongelar e usar.

Assim como o feijão, a lentilha congela muito bem. Mas por ter um grão menor, ao descongelar ela fica com a textura mais macia. Saquinhos para congelar ou marmitas descartáveis são as escolhas mais práticas (você consegue tirar a lentilha mesmo congelada).

Feijão, lentilha, arroz e outros grãos: 3 meses.

Feche com a tampa de germinação e deixe de molho por 8 horas. Após esse período coloque o vidro inclinado no suporte. Lave de 3 a 4 vezes por dia (ou mais dependendo do calor). Consumir no máximo até em três ou quatro dias.

Diferente do feijão, a lentilha não pode ficar muito tempo de molho antes de cozinhar porque ela pode amolecer demais, o que acaba atrapalhando o cozimento. Por isso, o ideal é deixá-lo no máximo 4 horas de molhos.

Como preparar o molho e remolho das leguminosas
Escolha a leguminosa da sua preferência, lave em água corrente e escorra. Em uma vasilha, cubra o grão com uma quantidade de água que cubra todo o alimento. Deixe descansar por 6 a 12 horas. Você pode fazer uma troca de água (remolho) durante esse período, mas é opcional.

Uma das formas mais eficazes para conservar o grão, feijão e as lentilhas depois de cozinhado, é com a congelação. O método de congelar e descongelar leguminosas é bastante simples e permite ter estes alimentos disponíveis em qualquer altura do mês.

Ideal para inúmeras refeições, principalmente nas festividades de final de ano, a lentilha é rica em proteínas, vitaminas e minerais. No entanto, o seu consumo sem deixar de molho pode desencadear alguns problemas, como gases, inchaço abdominal e diarreia.

Basicamente, o mesmo de sempre: cor, cheiro e sabor. A cor é algo que você pode perceber logo de cara se está alterada ou não, e caso esteja, o melhor a fazer é não comer. O cheiro forte também denuncia facilmente se está estragado. Azedo e nauseante, essa fator é capaz de sinalizar que a comida deve ser descartada.