Pode comer grão-de-bico cozido?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

O grão-de-bico deve ser consumido cozido. Antes de cozinhá-lo, é preciso deixá-lo de molho de oito a doze horas, sempre trocando a água do demolho. Após esse período, cozinhe o grão-de-bico na panela de pressão com sal até que fique macio.

Assim, você pode apostar sem medo no grão-de-bico nas suas principais refeições. Além de substituir leguminosas com o feijão ou lentilha, é possível usá-lo em saladas, para fazer hambúrguer vegetal, preparar um snack saudável ou até mesmo como ingrediente em sopas e cremes.

Além das fibras, o potássio presente no grão tem efeito vasodilatador, diminuindo a pressão arterial e protegendo a saúde do coração. Uma contraindicação do uso de grão-de-bico está ligada aqueles pacientes que são intolerantes ao consumo de fibras, podendo gerar desconforto abdominal e acúmulo de gases.

Comer à noite é importante, desde que o cardápio não interfira no descanso. Alimentos como queijos magros e iogurtes variados são opções leves, que sustentam e são fonte do aminoácido triptofano, eficiente para o relaxamento do corpo. Banana, alface, soja, couve e o grão-de-bico são opções positivas.

"O grão-de-bico é um alimento bem completo e importante. O ideal é consumir uma porção em uma das principais refeições do dia, pelo menos, umas três vezes por semana. Para aquelas pessoas que fazem muito exercício físico ou são atletas, também é bom, porque oferece energia", recomenda a especialista.

Em comparação com outras leguminosas, o grão-de-bico tem a menor concentração de antinutrientes, isto é, componentes que prejudicam a absorção de vitaminas e minerais pelo organismo. Assim, ele é digerido mais facilmente, o que faz com que seus nutrientes, como o ferro, sejam mais bem absorvidos.

Ao constatar barriga inchada após o consumo de grãos, o ideal é ingerir muita água para manter-se hidratado e ainda facilitar a digestão. A prática de exercícios leves também pode combater os gases intestinais provocados pelo consumo de grãos. Alguns chás, como o de erva-doce podem auxiliar na eliminação dos gases.

Como tirar a casca do grão de bico
Uma dúvida comum na hora de utilizar o grão de bico em alguma receita é se é necessário retirar a pele. A casca do grão de bico é muito nutritiva e rica em fibras, no entanto, se você quiser um homus mais cremoso é indicado retirá-la.

Vale lembrar que a casca do grão-de-bico tem nutrientes, e por isso, não precisa necessariamente ser retirada. Porém, isso vai da preferência de cada um, e essas 3 dicas podem ser úteis se você optar por retirar — principalmente se você for fazer uma receita de homus, a famosa pasta de grão-de-bico.

Detalhes. Para comer sem medo de engordar, o nutricionista Marcelo Barros recomenda duas colheres de grão de bico, três de feijão ou três de lentilha.

Por fim, você pode comer grão-de-bico diariamente e a recomendação é uma concha média. Segundo o nutrólogo Jô Furlan “o grão de bico é muito rico em carboidratos e comer muito pode engordar. Assim, é um alimento que precisa ser consumido com moderação”.

O grão-de-bico é rico em cálcio, contém boas quantidades de vitamina K e fósforo. Juntos, os nutrientes auxiliam no fortalecimento ósseo, podendo prevenir fraturas e doenças que afetam os ossos, como a osteopenia e a osteoporose.

Elevado teor em fibra (8g por cada 100g de grão cozido). As diversas substâncias presentes na fibra, mais ou menos indigeríveis, são importantes na manutenção de um adequado funcionamento intestinal na redução dos níveis plasmáticos de colesterol e na modulação da glicémia (níveis de açúcar no sangue);

Eles são ricos em fibras, vitaminas do complexo B e minerais, além de oferecerem uma textura e sabor diferentes às refeições. As leguminosas, como o feijão, a lentilha e o grão-de-bico, também podem ser utilizadas como base nas refeições, substituindo o arroz.

A nutricionista ainda explica que é importante apostar em uma dieta de baixo índice glicêmico, priorizando vegetais, azeite de oliva, oleaginosas, grãos integrais, proteínas vegetais, tais como lentilha, feijões, grão-de-bico e soja, e manter moderado a baixo consumo de iogurte, leite e queijos e consumo esporádico de ...

3 dias

Na geladeira: O grão de bico cozido conserva-se bem no refrigerador por até 3 dias. No congelador: Se congelar o grão de bico, armazene em porções e em recipientes próprios para freezer ou saquinhos próprios para congelamento ​​por até 3 meses.